O Hospital Meridional Serra realiza nesta terça-feira (6) um curso gratuito para gestantes, com inscrições abertas para quem deseja se preparar melhor para a chegada do bebê. As futuras mamães interessadas podem se inscrever pelo WhatsApp (27) 99265-4827 ou pelo e-mail tamiris.vieira@redemeridional.com.br.
O curso é uma oportunidade única para aprender teoria e prática sobre vias de parto, cuidados com o bebê, técnicas de amamentação, alimentação saudável na gestação, além de alterações emocionais e puerpério.
+ Estado vai reformar e ampliar Terminal de Carapina após desistir de construir novo espaço
Além disso, os especialistas explicarão a importância da golden hour — os primeiros 60 minutos do bebê fora do útero.
Quem são os especialistas confirmados?
- Dr. Luiz Alberto Sobral – Ginecologista e obstetra, professor na Ufes, fará a abertura do evento.
- Dr. Fernando Guedes – Ginecologista e obstetra famoso por dançar com gestantes para aliviar o parto.
- Dra. Vanusa Leal – Neonatologista.
- Gessandra Malta – Fonoaudióloga.
- Italine Soares, Renata Reis e Tamiris Rosa Rangel – Enfermeiras obstetras.
De acordo com apuração do TN, O encontro, que será das 13h às 17h30, vai contar, ainda, com cofee breack e visita pela maternidade e setor de hospitalidade do Meridional Serra, que fica em Laranjeiras, na Serra, na Av. Eldes Scherrer Souza, 488.
Maternidade humanizada e acolhedora
Betina Noeding é uma das mães atendidas pela maternidade do Meridional. Mãe das gêmeas Hanna e Bela, ela relata uma experiência de cuidado e acolhimento durante todo o processo do parto. Paciente do médico obstetra Dr. Fernando Guedes, Betina visitou a estrutura do hospital antes do nascimento e decidiu, junto à família, que o parto seria realizado no Meridional Serra.
“Fomos conhecer o local e ficamos muito satisfeitos com a atenção da equipe e a estrutura física. Assim, decidimos que o nascimento das meninas seria lá mesmo”, conta Betina. Ela já havia tido uma experiência anterior no hospital, meses antes da gravidez das gêmeas, quando passou por um procedimento após um aborto espontâneo. “Essa experiência prévia me deu segurança.”
O parto das gêmeas foi antecipado devido a uma alteração de pressão. Dr. Fernando Guedes acionou o hospital às 11h e, no mesmo dia, toda a estrutura foi rapidamente organizada: centro cirúrgico, equipe médica e pediátrica. “A equipe foi extremamente acolhedora, desde a limpeza até a enfermagem.”
Mesmo apreensiva por se tratar de uma cesárea, Betina se sentiu acolhida por toda a equipe. “O anestesista me tranquilizou, conversou comigo, e a Dra. Vanuza, da UTI Neonatal, foi até o meu quarto explicar tudo com clareza. O atendimento dela foi incrível.”
Após o parto, uma das gêmeas, Bela, precisou ficar dois dias na UTI para monitoramento. Já Hanna, que inicialmente permaneceu no quarto com a mãe, também precisou de acompanhamento, pois caiu abaixo do peso ideal. “A Dra. Vanuza nos orientou com muito cuidado. Passamos sete dias no hospital, com acompanhamento próximo de toda a equipe.”