Mancha escura aparece no mar em Carapebus e assusta moradores

0
Mancha escura aparece no mar  em Carapebus e assusta moradores
Registro feito no final da manhã do alto do Mirante de Carapebus.Foto: Divulgação/Anderson Soares

Uma mancha escura apareceu no mar na região de Carapebus na manhã desta quarta-feira (22) e deixou moradores e ativistas preocupados. Por volta das 12h a mancha estava bem perto da areia, já na altura de Praia Mole, perto do Complexo Industrial de Tubarão.

Surfista e ativista ambiental da região, Marcelo Warung, disse que entrou na água para pegar onda pela manhã e não notou nada anormal como óleo ou outro tipo de dejeto. Mas no final da manhã, já fora d’água, notou a presença da mancha.

“Parece estar vindo do sentido norte – nordeste, pois o vento já está soprando nesta direção. Há pessoas comentando que pode ser proliferação de alga que chamam de maré vermelha, como aconteceu semanas atrás em Camburi. Mas ainda não temos certeza do que é”, pontua Marcelo.

Presidente da Associação de Moradores de Praia de Carapebus, Anderson Soares, ficou impressionado com a mancha. “Nunca via nada parecido, nem quando houve aquele descarte de rejeitos da Vale (ocorrido em 20 de dezembro de 2017)”, compara.

Anderson disse ter acionado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra (Semma) para averiguar a situação. A reportagem entrou em contato com o órgão para saber o que está causando a mancha. Assim que tiver retorno, publicará neste espaço.

Comentários