
Mais de 60 mil estudantes da rede pública da Serra terão aulas obrigatórias de segurança no trânsito a partir de agora. A iniciativa foi oficializada nesta terça-feira (13), com a sanção da Lei “Transitando”, durante um evento no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Alayde de Souza Moraes, em Vista da Serra II.
A nova legislação torna permanentes as atividades educativas que já vinham sendo desenvolvidas nas escolas da cidade por meio do Projeto Transitando — uma parceria entre o Departamento de Educação de Trânsito (DOT) e a Secretaria Municipal de Educação (Sedu). Agora, as ações passam a integrar oficialmente o currículo escolar.
+ Lixão vira moradia para usuários de drogas em Jardim Limoeiro
Segurança no trânsito desde a infância
O Projeto Transitando envolve atividades práticas e interativas, como:
- Brincadeiras educativas
- Oficinas e gincanas
- Interação com agentes de trânsito
- Musicalização
- Pinturas temáticas
As ações têm o objetivo de ensinar as crianças, de maneira lúdica, sobre bons comportamentos nas vias, respeito às normas de trânsito e valores de cidadania e segurança.
A cerimônia de sanção contou com a presença do prefeito Weverson Meireles, da vice-prefeita e secretária de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, e de outras lideranças do município.
“A educação para o trânsito começa desde cedo. O Projeto Transitando tem cumprido um papel fundamental ao ensinar, de forma leve e divertida, valores como o respeito e o cuidado com o próximo. Com a sanção da lei, nosso objetivo é formar cidadãos conscientes”, disse Gracimeri ao TN.
Já o diretor do DOT, Fábio Alves, ressaltou o impacto da ação para o futuro da cidade.
“Sabemos a importância da educação de base. Ao abordarmos conhecimentos sobre o trânsito nesta fase escolar, vamos influenciar bons valores e comportamentos nas vias da cidade.”