23.7 C
Serra
sábado, 16 outubro - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 71.679 casos
  • 1.485 mortes
  • 69.752 curados

Lixão vizinho a Igreja de Reis Magos continua a dar ‘dor de cabeça’ para Nova Almeida

Leia também

Câmara da Serra lança campanha para arrecadar e distribuir absorventes íntimos

A discussão sobre pobreza menstrual mobilizou a Mesa Diretora da Câmara da Serra. O presidente da Casa, vereador Rodrigo...

Serrana consegue anular dívida de R$ 14 mil após procurar ajuda no Procon-Ales

Com base na Lei 11.353, de autoria do deputado Vandinho Leite, que diz que moradores atuais das residências não...

Vidigal anuncia programa para castração e recolhimento de cães e gatos no município

O prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, anunciou na tarde desta sexta-feira (15) que está criando, por meio da secretaria...
Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Conhecida como “Rua do Lixão”, estrada que liga o Centro de Nova Almeida à área rural do município serve há 15 anos como depósito de lixo e entulho a céu aberto. Foto: divulgação/Alex Bulhões

Em discurso na sessão desta segunda (30) na Câmara, o vereador Professor Alex Bulhões (PMN) alertou as autoridades municipais para o grave problema da “Rua do Lixão”, estrada de chão que liga o Centro de Nova Almeida à área rural do município, mas que há 15 anos serve de depósito de lixo e entulho a céu aberto.

E quem não aguenta mais esse problema é a população que reside na parte alta do bairro Boa Vista I (antigo Poço dos Padres). Os moradores sofrem com a fumaça gerada pela queima diária de lixo e restos de vegetação por pessoas que descartam os entulhos de forma irregular naquela via.

Segundo o vereador, em seu discurso, o problema vem se agravando ao longo dos anos e chegou a um ponto insustentável aos vizinhos do “lixão”. Por isso, o parlamentar defendeu na tribuna que o Município adote políticas públicas intersetoriais para o que ele chamou de “descarte desordenado” de entulhos que avança em Nova Almeida.

“Essa solução não é somente da Secretaria de Serviços, com o recolhimento de entulhos e galhos de árvores que são jogados lá. Acredito que políticas públicas do século XXI devem ser feitas de maneira intersetorial. É um problema da Secretaria de Serviços, mas também é da Secretaria de Meio Ambiente; é um problema da Secretaria de Serviços, mas também é um problema da Secretaria de Obras”, frisou.

Vereador defende área de transbordo em Nova almeida. Foto: divulgação.

O vereador já solicitou à Prefeitura da Serra um estudo de viabilidade técnica para a instalação de uma área de transbordo na região de Nova Almeida. O espaço, segundo Bulhões, seria o mais adequado para a população destinar todo o entulho gerado no balneário. Outro órgão provocado oficialmente pelo parlamentar foi o DER-ES, já que a estrada é uma rodovia estadual (ES-264).

Vale lembrar que a “Rua do Lixão” também tem como vizinhos a Igreja e Residência dos Reis Magos, um dos monumentos históricos mais visitados em todo o Espírito Santo, e um córrego que deságua no rio Reis Magos, situado a poucos metros dali.

O TEMPO NOVO solicitou informações para e Prefeitura da Serra, que informou que o município possui quatro Áreas de Transbordo e Triagem (ATTs), localizadas nos bairros Barcelona, Nova Carapina II, Jardim Carapina e Novo Porto Canoa e que até janeiro de 2022, vai instalar mais duas ATTs na Grande Jacaraípe e outra no bairro Vila Nova de Colares. A Secretaria informou ainda que está identificando possíveis áreas de transbordo em Nova Almeida e outras regiões da Serra.

Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!