
Perda do cargo de vereador e suspensão dos direitos políticos por 04 anos. A punição assinada pela titular da Vara da Fazenda Pública Municipal, juíza Telmelita Guimarães, contra o vereador afastado José Geraldo Carreiro, o Geraldinho Feu Rosa (sem partido) foi divulgada nesta quarta-feira (18). O parlamentar foi acusado de improbidade administrativa, em ação por pratica de rachid, quando ocupava a função de vereador da Serra.
A magistrada impôs outras sanções ao vereador afastado: Pagamento de multa civil de 30 vezes o valor da remuneração percebida pelo Vereador a época dos fatos; de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.
Em seu primeiro mandato na Câmara da Serra, o vereador Geraldinho Feu Rosa foi acusado por ex-assessores da prática de rachid (quando o político se apropria de parte do salários dos seus servidores). A ação na Justiça tem a iniciativa do Ministério Público, que pede o afastamento e perda do cargo para o vereador.
Suplente
O suplente do vereador Geraldinho é o líder comunitário Fábio Latino Araújo (PSB), que aguardava decisão da Justiça para assumir o cargo. Ele teve 1.795 votos, enquanto Geraldinho foi eleito com 2004.
Procurado pela reportagem, Fábio disse que aguarda a convocação da Câmara da Serra. “A Câmara ainda não fez, mas como foi ontem à noite talvez ainda não foi oficialmente notificada da decisão. Acredito que em até 48h ja seja notificada. Sendo notificada da decisão da perda do mandato do vereador. O natural é me convocar. Vou trabalhar pela cidade e tenho um perfil conciliador. Não sou de tomar posições por questoes somente ideologicas, nem pretendo ser oposição por oposição. Quero ajudar a cidade. O que for bom para cidade vou avaliar, ouvir as pessoas e votar de forma consciente”, disse.
Sobre a relação com o prefeito, disse. “acho ele um gestor competente e uma pessoa inteligente na forma de fazer gestão pública. E tenho uma relação boa, mas sempre tive somente conversas de nível como funcionário pois sou efetivo desde 2010 é para tratar questões de demandas de comunidade. Nunca tivemos uma relação política próxima”.
“Sobre o grupo nominado de oposição. Tenho alguns que conheço desde de a infância como Welliton Alemão outros não tenho muito contato, mas de uma forma geral tenho uma boa relação com todos que já tive a oportunidade de conhecer”.
Já o advogado de Geraldinho, Helio Maldonado, disse que vai recorrer da decisão e que o vereador continua recebendo os vencimentos. “Inclusive cautelarmente vou pedir o retorno dele”.