
Jovens músicos, alunos do Programa Vale Música do Espírito Santo, que fica na Serra, no bairro Cidade Continental, viverão uma experiência única ao lado da Orquestra Sinfônica Brasileira.
Entre os dias 19 e 25 de outubro, um grupo de estudantes participará de uma residência artística na sede da Orquestra, no Rio de Janeiro, que inclui aulas, ensaios e culmina de forma especial: os jovens terão a oportunidade de tocar junto com a OSB em um concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro – um dos palcos mais prestigiados do país.
Já entre os dias 26 e 28 do mesmo mês, são os músicos da OSB que estarão na Serra. Eles vão promover, junto aos alunos do Programa Vale Música, uma residência pedagógica com o objetivo de aprimorar técnica instrumental, prática de concerto, interpretação de estilos, entre outras atividades.
[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]
No dia 11 de dezembro os jovens da Serra voltarão ao Rio de Janeiro, desta vez para um grande concerto que vai reunir músicos da OSB e jovens talentos dos polos Vale Música Serra (ES), Belém (PA) e Corumbá (MS). Uma apresentação ao ar livre, no Aterro do Flamengo, para celebrar o fim das ações de 2022.
As atividades são parte do Conexões Musicais – projeto de educação musical da Orquestra Sinfônica Brasileira, que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale. O projeto, criado em 2017, funciona como uma espécie de diálogo entre a Orquestra e jovens músicos Brasil afora, pretendendo revelar talentos, despertar o interesse pela música e disseminar o conhecimento e a técnica da OSB pelo país.
“Estes encontros dos músicos da OSB com os jovens talentos dos projetos do Programa Vale Música são muito aguardados. Conseguimos acompanhar o avanço e amadurecimento de cada um. Os encontros aprofundam ainda mais essas relações que nutrimos com tanta atenção nos últimos anos”, explica o Diretor Executivo da Orquestra Sinfônica Brasileira, Gregório Tavares.
+ Outubro vai ter subida até o topo do Mestre Álvaro pela trilha das águas | Topa?!
Orquestra Sinfônica Brasileira
Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é considerada um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 82 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.
Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.
Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a NTS – Nova Transportadora do Sudeste, como patrocinadora master, Brookfield como patrocinador, e Vibra, Sergio Bermudes Advogados e Telemont como copatrocinadores, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.
