• CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 35.066 casos
  • 699 mortes
  • 33.566 curados
30.2 C
Serra
sexta-feira, 22 janeiro - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 35.066 casos
  • 699 mortes
  • 33.566 curados

Jiboia chama atenção em Manguinhos ao passear pela ‘rua da Corujinha’ | Veja vídeo

Leia também

Serra já vacinou 644 moradores contra a Covid-19 e campanha continua nesta sexta

Desde a última segunda-feira (18), a Serra já vacinou 644 pessoas com a primeira dose do imunizante contra o...

Jair Reis, morador antigo de Jacaraípe, morre por complicações da Covid-19

A pandemia de coronavírus fez a Serra perder mais um ilustre morador. Trata-se de Jair Reis que não resistiu...

Contarato diz que chefe do Ministério Público atua como ‘advogado de Bolsonaro’

O posicionamento considerado ‘omisso’ do Procurador-Geral da República, Augusto Aras, sobre a conduta de Jair Bolsonaro na crise sanitária...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Manguinhos tem se tornado um palco a céu aberto para aparição de animais selvagens na Serra. Há cerca de 15 dias, os moradores se depararam com um jacaré do papo amarelo passeando no meio da rua. Já no início da tarde desta segunda-feira (23) a visita foi de uma cobra – uma jiboia adulta.

O animal apareceu no mesmo local do jacaré, na rua conhecida pelos locais da região, como rua da Corujinha. Quem conta é o presidente da Associação de Moradores de Manguinhos, Guilherme Lima, que disse que a serpente apareceu na rua da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB)e tem em torno de dois metros. “Ali perto tem uma lagoa, conhecida como Recanto dos Profetas. Todos aqui na comunidade têm um cuidado muito grande com os animais que aparecem. Preservamos. A serpente não foi incomodada, ela estava dando uma volta e os moradores somente apreciaram sua passagem e filmarem. Ninguém tocou na cobra”, destaca.

De acordo com Guilherme não é incomum este tipo de animal aparecer no balneário já que o local possui extensa área de floresta urbana preservada.

“É comum aparecer muitos bichos da fauna. Macaco, jacaré, raposa, cachorro do mato, cobras. Já encontramos até veadinhos há algum tempo. Temos muita arborização em Manguinhos e pequenas florestas urbanas, um dos últimos refúgios para estes bichos em meio a tanta urbanização. É bem comum e constante aparecer animais silvestres e a comunidade costuma ter um respeito muito grande por eles”, conta.

Segundo o biólogo Cláudio Santiago a jiboia é uma cobra é inofensiva – de nome científico ‘Boa constrictor’. “É um animal inofensivo e que não é preciso ter medo, porém não se deve tocar, caso não seja habilitado para tal situação. O melhor é entrar em contato com os órgãos ambientais competentes para tomarem as devidas providências”.

Ele disse também que o animal está aparentemente bem saudável e é adulto. “Esta matinha que tem do lado da AABB é uma reservinha muito importante que a gente tem nesta região aí. Tem um brejo bacana, um riozinho que anda bem poluído, mas é uma reservinha, principalmente, importante para anfíbios e répteis. Eu passo muito por ali, e já peguei cobra e joguei pra dentro do mato, jararacaquinha, que é venenosa, inclusive. Já peguei ouriço, gambazinho. Já encontrei bichinhos bem interessantes tudo por conta dessa reservinha aí. A preocupação é saber que a especulação imobiliária é forte e ai ficam os bichos, a estrada, o clube, casas e Manguinhos. Ou seja, os animais estão em maus lençois. Essa jiboia, não é nova, da ninhada dela que normalmente são dezenas, se vacilar só sobrou ela. Fica a preocupação pela sobrevivência, pela preservação, que a gente tem que ser incansável nisso!”.

Serviço:

Fiscalização Ambiental da Serra

Telefone: 99951-2321/ 0800 283 9780

E-mail: [email protected]

Cetas – Centro de Triagem de Animais

Telefone: 27 3241-8374

 

Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!