19 C
Serra
domingo, 31 de Maio de 2020

Janela eleitoral tem início nesta quinta-feira com corre-corre de vereadores entre partidos

Leia também

Servidores da Serra podem realizar perícia médica por meio da internet

Enquanto os serviços seguem limitados em função da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura da Serra está permitindo que...

Mais de 60 vagas de emprego no Sine da Serra na segunda (1)

Se você está procurando emprego o  Sine da Serra não está realizando atendimento presencial ao público, mas continua captando...

Em entrevista, Audifax fala sobre medidas de combate ao coronavírus na Serra

A Serra tem tomado uma série de medidas em combate ao coronavírus (Covid-19), que vão desde a distribuição de...
Maria Nascimento
Maria Nascimento é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Segundo o Calendário Eleitoral, a janela está liberada a partir de amanhã (5). Foto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abre nesta quinta-feira (5) a janela partidária para a corrida de pré-candidatos com mandatos entre os partidos. O prazo é de um mês e permite a troca de legendas sem o risco de processos por infidelidade partidária.

Mas ao contrário dos anos anteriores, em 2020 os partidos estão dispensando seus mandatários. O objetivo é montar chapas sem medalhões, pois este ano não haverá coligações proporcionais.

Na Câmara da Serra, a cada semana a lista de vereadores sem partidos recebe novos nomes. Os mais recentes são Roberto Catirica e Stefano Andrade, que migraram para o Podemos após a fusão deste com o PHS. Quem informa é o presidente municipal do PODE, Hamilton Luiz.

“Em comum acordo com a executiva municipal do Podemos eles estão deixando a legenda para seguir a vida deles”, limitou-se a dizer.

Lembrando que o Podemos tem entre suas apostas o secretário de Serviços, Igor Helson.

Roberto Catirica estaria aguardando um sinal do prefeito Audifax Barcelos. (Rede) para direcionar seu mandato, mas o prefeito deve priorizar aliados de longa data, como Miguel a Policlínica (sem partido), Guto Lorenzoni, Ericson Duarte (ambos Rede).

Em conversa com a reportagem, Miguel disse “vou para o Patriota”. Já Ericson e Guto podem contar com a Rede se quiserem disputar a reeleição.

Estão indefinidas as situações do vereadores Adriano Galinhao, Geraldinho PC, Fábio Duarte, Geraldinho Feu Rosa, Quelcia Fraga, Robinho Gari e Basílio. Estes vereadores estão sem partido, pois foram desligados de suas legendas. A lista pode conter ainda Rodrigo Caldeira e Wellington Alemão, que continuam filiados à Rede e ao DEM, respectivamente.

Caldeira deve ser desfilado da Rede e especula-se que seu destino pode ser o PRB. Outros garantem que ele pode migrar para o PSDB. Já Wellington pode ser surpreendido com a chegada de Fabao da Habitação e Adriano Galinhao à legenda, o que pode dificultar sua reeleição.

Um capítulo à parte é o que traz os vereadores Adilson Porto Canoa (PSL) e Aecio Leite (PT). Ambos estão garantidos na disputa, pois têm o controle das legendas, mas a chapa proporcional pode não corresponder às expectativas.

O presidente municipal do PT, Miguel Junior, rebate. “Estamos com chapa forte e vamos fazer 2 vereadores podendo chegar a 3”.

PSC

Com um vereador na Serra, Pastor Ailton, o PSC pode rever mais dois nomes nesta quarta-feira (4). Durante a solenidade de nomeação de Gracimere Gaviorno à Prefeitura da Serra, o partido deve filiar Basílio da Saúde, que formará uma dobradinha com Ailton rumo à reeleição.

Comentários

Mais notícias

Mais de 60 vagas de emprego no Sine da Serra na segunda (1)

Se você está procurando emprego o  Sine da Serra não está realizando atendimento presencial ao público, mas continua captando e oferecendo as vagas de...

Em entrevista, Audifax fala sobre medidas de combate ao coronavírus na Serra

A Serra tem tomado uma série de medidas em combate ao coronavírus (Covid-19), que vão desde a distribuição de máscaras e kits de limpeza...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!