20 C
Serra
quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Interesse Eleitoral é o tema da ‘Cidade, Cultura e Política’ desta semana

Leia também

Defesa Civil emite alerta de alagamentos para a Serra

A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta de alagamentos para a Serra. Segundo previsão do Instituto Nacional de Pesquisas...

Chuva forte deixa casas interditadas e 7 desalojados na Serra em 24h

Por conta das fortes chuvas registradas nas últimas 24 horas, a Serra já possui duas casas interditadas e sete...

Vidigal negocia com PT e PSL no mesmo palanque para tentar ser prefeito pela 4º vez

Pré-candidato a prefeito da Serra pela 7º vez em 28 anos, Sérgio Vidigal (PDT) trabalha um arco de aliança...
Odmar Péricles Nascimentohttps://www.portaltemponovo.com.br
Odmar Péricles Nascimento é sociólogo e membro da Academia de Letras e Artes da Serra

Diferentemente de cidades cuja eleição atende ao exclusivo interesse de seus munícipes, numa cidade como Serra é impossível não transbordar  para mais que o aqui e agora. Com parque de produção exportadora e população metropolitana, a eleição do prefeito, vice e vereadores despertam atenção para além de seus limites territoriais. Quer dizer, embora as escolhas estejam condicionadas àquele(a)s com domicílio eleitoral de endereço na cidade, outros atores participarão das agendas eleitorais.

Contratos milionários entre agentes produtivos aqui e consumidores do outro lado do Atlântico, interferem nas preferências eleitorais. E sendo a cidade com maior oferta de vagas de trabalho e de oportunidades de negócios, a eleição é pano pra manga. Mesmo os serviços públicos em execução seja por concessão, exploração, uso ou que modo seja; pela importância, porte ou robustez, depositarão fichas neste ou noutro pretendente. E ainda que não queira, será chamado à roda de conversa.

Não há como ser grande impunemente. A complexidade das atividades urbanas e os desafios de manter a cidade em pleno funcionamento, exigem múltiplas relações. A cada relação vem o correspondente interesse. Seja econômico, influência política, quer seja regional, estadual nacional ou transnacional.

Mas é o cidadão que chacoalha nas linhas alimentadoras do Transcol? Que mais além do porte e título de eleitor, para participar do jogo? Quando será chamado? Será quando por acaso lhe entreguem o colorido “santinho”? Cuja foto se esforça pra reconhecer e não traduza bem a sigla pouco destacada? Mas distingue algumas das palavras escritas no verso. Já lhe é familiar saber que deve escolher, porque aquele garante resolver as agruras da vida. Embora o outro também e ainda melhor.

O que esse cidadão sabe e sempre soube, que ele e seus interesses estarão numa fila qualquer. Seja da UPA, do Transcol ou da urna eleitoral.

Comentários

Odmar Péricles Nascimentohttps://www.portaltemponovo.com.br
Odmar Péricles Nascimento é sociólogo e membro da Academia de Letras e Artes da Serra

Mais notícias

Chuva forte deixa casas interditadas e 7 desalojados na Serra em 24h

Por conta das fortes chuvas registradas nas últimas 24 horas, a Serra já possui duas casas interditadas e sete moradores desalojados. As informações foram...

Vidigal negocia com PT e PSL no mesmo palanque para tentar ser prefeito pela 4º vez

Pré-candidato a prefeito da Serra pela 7º vez em 28 anos, Sérgio Vidigal (PDT) trabalha um arco de aliança amplo. Confirmados no palanque estão:...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!