Intensivão Pré-Enem e aulas de grafite de graça neste sábado (21)

0
Intensivão Pré-Enem e aulas de grafite de graça neste sábado (21)
As provas do Enem serão nos dias 3 e 10 de novembro. (Foto: Divulgação/Leitor)

Neste sábado (21), das 13h30 às 18h, na Escola Prof. João Loyola, na Serra-Sede vai ter  um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A ação faz parte das atividades da Semana Municipal da Juventude. Aulas de matemática, sociologia e filosofia estão entre a programação do aulão. As atividades serão conduzidas pelos professores Gustavo Forde, Rafael Miranda, Madalena Teles e Gessé Paixão, em parceria com a rede de cursinhos populares AfirmAção. O evento é gratuito e voltado para os estudantes da Serra.

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. A ação são Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir).

Apresentação e aula de grafite

Pela manhã, as atividades são voltadas para a arte urbana. O artista Alex Power faz uma apresentação e ensina sobre a técnica do grafite com painéis temáticos, a partir das 9h, no Cras/Cai de Jardim Carapina. O evento é gratuito e é uma ótima opção para quem leva jeito para o desenho ou gostaria de mergulhar no mundo da arte urbana.

Semana Municipal da Juventude

Com previsão de atrair cerca de dois mil jovens na Serra, a Semana Municipal da Juventude começa nesta sexta-feira (20) e vai até o próximo dia 27. A programação, que será realizada em diversos bairros da cidade, está integrada ao tema “Seja protagonista da sua história”, e será abordada de diferentes formas: arte urbana, apresentações culturais e esportivas, palestras e roda de conversa.

O evento é promovido pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Serra (Sedir), em parceria com o Conselho Municipal da Juventude e Governo do Estado. As atrações são voltadas ao protagonismo juvenil, estimulando a participação social dos jovens no município, contribuindo não apenas com o desenvolvimento pessoal, mas com o desenvolvimento das comunidades em que os jovens são inseridos.

“O objetivo é despertar o debate e divulgar os trabalhos que a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, junto com as instituições e movimentos, desenvolve para os jovens serranos. A Semana da Juventude tem espaço de diálogo no esporte, na cultura, na arte, nas políticas públicas e nos problemas cotidianos das juventudes”, explica Lourência Riani, secretária municipal de Direitos Humanos.

O tema deste ano – Seja protagonista da sua história – foi pensado para atrair a atenção do público. Para o chefe de Articulação de Juventude da Sedir, Ivo Lopes, esse é o momento para intensificar o debate sobre a política de juventude do município. “A cultura é essencial na vida e na formação de cada jovem, por isso, durante a Semana, estamos buscando ações que levam cultura, educação e esporte”, disse.

Confira a programação completa

DATA TEMA ATIVIDADE HORÁRIO LOCAL PARCEIROS
20 Abertura oficial da Semana Municipal da Juventude Lançamento da Agenda Municipal da Juventude

Apresentações Culturais

19 horas Auditório do Cras de Laranjeiras Comitê Gestor da Juventude e Projetos Sociais
21 Arte urbana

 

Grafite, painéis temáticos da  Semana da Juventude 09 às 17 horas Cras-Cai de Jardim Carapina e Boa Vista Alex Power

(Artista e parceiro na organização da atividade)

21 Aula Pública

Pré-enem, especial Semana Municipal da Juventude

Africanidades no Ensino da Matemática
———–

Sobre -Viventes: O Processo de Formação do Povo Negro Brasileiro
———–
Filosofia através da Música

13h30 às 18 horas EEEFM Prof. João Loyola

Centro da Serra

 

Rede AfirmAção

(Curso Pré-enem)

22 Apresentações Culturais e Esportivas (Pista livre de Skate, Batalhas de MCs, Rap…) Intervalos com poesias 16 horas Praça central de Feu Rosa Setur/ Associação de Skate da Serra/ Artistas e Associação de Moradores de Feu Rosa
24 Mural de poesia Poesia no varal 14 horas Jardim Carapina/ Boa Vista Projeto Vida Padre Gailhac
25 Cine debate Exibição de cinema temático para a juventude 14 horas São Diogo Centro Cultural Eliziario Rangel e Projetos Sociais
26 Papo Reto/Gira sobre a Juventude Negra Workshop de maquiagem, tranças e turbante 08 horas EEEFM Jacaraípe Fejunes, Núcleo Serra
 26 Apresentações Culturais, Esportivas e Recreação Apresentações culturais e esportiva e recreação 13 horas Residencial Ourimar I e II Setur e Projeto Kairós (Rede Aica)
27 Encontro Estadual de Grêmios Escolares Mesas de debates sobre a educação com apresentações culturais 09 às 16 horas Parque da Cidade Parceria com a SEDH/Gerência Estadual de Políticas Públicas para a Juventude
Comentários