23 C
Serra
domingo, 29 de novembro de 2020

Inscrições abertas para castração gratuita de cães e gatos na Serra

Leia também

Veja onde os candidatos a prefeito da Serra irão votar neste domingo

Neste domingo (29), eleitores da Serra estão voltando às urnas para escolher os próximo prefeito e vice-prefeito. E junto...

Idosos voltam às urnas e marcam presença na votação do segundo turno na Serra

A pandemia do novo coronavírus não está impedindo que os idosos voltem às urnas para decidir o futuro da...

Já sabe em quem votar? Confira as considerações finais de Vidigal e Fábio

Cumprindo a determinação da Justiça Eleitoral, os dois candidatos a prefeito da Serra, que disputam o segundo turno, encerraram...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

A Serra tem cerca de 16 mil animais vivendo nas ruas da cidade. Foto: Divulgação

A Prefeitura da Serra está com inscrições para os moradores da Serra que quiserem cadastrar seu cachorro ou gato para castração gratuita. O procedimento cirúrgico será feito em parceria com clínicas veterinárias privadas que se inscreveram por meio de processo de chamamento público.

Para se inscrever, o responsável pelo animal, que tem que ser obrigatoriamente morador da Serra, deve fazer o cadastro por meio do portal: http://gti.serra.es.gov.br/vas/ ou pelos telefones: (27) 3281-7721 / (27) 3338-9907, informando seus dados pessoais e dos animais que estão sob sua guarda como, por exemplo, espécie, raça, sexo, idade, porte, peso, cor e nome.

Segundo a Prefeitura da Serra, após o cadastro e a triagem feita pela Secretaria de Saúde da Serra, será agendado com o tutor ou responsável pelo animal o dia para receber orientações sobre posse responsável e sobre o procedimento cirúrgico, e apresentar a documentação necessária.

Os documentos tem que ser cópia de comprovante de residência fixa no município; cartão de vacinação antirrábica atualizada; cópia da identidade ou carteira de habilitação e cópia do CPF. Nesse mesmo dia, também será entregue ao tutor do animal uma guia de apresentação para a realização do procedimento cirúrgico com a indicação da clínica ou hospital veterinário e o horário para realização do procedimento de  castração.

Para participar, o tutor dos animais deve ser obrigatoriamente maior de 18 anos. Também serão priorizadas, conforme edital publicado pela prefeitura, famílias de baixa renda, comprovadas no Número de Inscrição Social (NIS), e residentes em áreas com maior número de notificação de casos de agressão animal, zoonoses e densidade populacional de animais. Além disso, os animais devem possuir idade mínima de sete meses e máxima de oito anos.

A seleção também seguirá os seguintes critérios: áreas de maior incidência de agressões por animais; áreas de maior incidência de zoonoses; áreas com maior densidade populacional animal; famílias inclusas em programas sociais tais como, bolsa família, bolsa escola; proprietários que possuírem mais de um animal; animais que estão sobre a guarda das organizações não-governamentais parceiras do projeto; e animais errantes que possuem tutores na comunidade.

Os dez bairros da Serra, onde estas agressões a humanos (animais agressores) mais acontecem, segundo dados de 2018 e 2019, são: Jacaraípe, Nova Almeida, Serra Sede, Serra Dourada, Feu Rosa, Porto Canoa, Barcelona, Laranjeiras, Novo Horizonte e Jardim Tropical.

Na Serra, são cerca de 80 mil animais, entre cães e gatos. Destes, cerca de 16 mil vivem nas ruas da cidade.

edital castração-2

Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!