25 C
Serra
quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Hoje é celebrado Dia do Mestre Álvaro | Confira

Leia também

Emprego: Sine abre 101 vagas para início imediato na Serra

Os moradores da Serra que estão procurando uma oportunidade de emprego terão uma nova chance nesta quarta (11) e...

Polícia prende quatro homens por rombo de R$ 200 mil nos Correios

Na manhã desta quarta-feira (10) a Polícia Federal em parceria com a Polícia Militar identificou o possível esconderijo do...

Fortlev investe no mercado de energia solar

Líder nacional no mercado de caixas d’ água, inclusive com atuação até fora do país, a Fortlev acaba de...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

O Mestre Álvaro tem cerca de 800 hectares de mata Atlântica. Foto: Arquivo TN

Hoje – dia 12 de novembro – é comemorado o Dia do Mestre Álvaro. A montanha é o local mais alto da Serra, possui 833 metros de altitude e uma visão em seu topo privilegiada da Grande Vitória e parte da região serrana do Espírito Santo.

O monte é uma Área de Proteção Ambiental (Apa) e tem 2.389 hectares de área, que equivale a mais de três mil campos de futebol na metragem oficial.

Na Apa existe uma grande variedade de espécies de plantas e animais, muitos deles ameaçados de extinção.

Ambientalistas por meio de câmeras instaladas no monte, já flagraram espécies como gambá, jacupemba, paca, mão pelada, lagarto teiú, gato mourisco, cachorro-do-mato, caburé, tamanduá de colete, tatu galinha, juriti pupu e até jaguatirica.

É no Mestre Álvaro que também é encontrada uma espécie que é única do morro: a flor Behuria mestrealvarensis. Foto: Guardiões do Mestre

É no Mestre Álvaro que também é encontrada uma espécie que é única do morro: a flor Behuria mestrealvarensis, descoberta em 2014.

Recentemente também foi encontrada uma espécie incomum de borboleta no monte. Trata-se da pororó-azul – uma borboleta que apresenta manchas azuis sobre a cor negra e não produz som ao se deslocar em voo.

Também já foi feito registrada uma micro-orquídea uma Acianthera Purpureoviolacea, nome científico da planta que é uma espécie rara.

O local também é muito visitado por aventureiros e amantes da natureza. Apesar de toda a riqueza a Apa é alvo de caçadores, desmatamentos, incêndios e terá sua faúna impactada pelo futuro Contorno do Mestre Álvaro.

O Mestre está localizado a 4 quilômetros da sede do município e seu dia foi instituído em 2015, conforme Lei Municipal nº 4.376/2015.

 

Comentários

Mais notícias

Polícia prende quatro homens por rombo de R$ 200 mil nos Correios

Na manhã desta quarta-feira (10) a Polícia Federal em parceria com a Polícia Militar identificou o possível esconderijo do grupo que estava assaltando agências...

Fortlev investe no mercado de energia solar

Líder nacional no mercado de caixas d’ água, inclusive com atuação até fora do país, a Fortlev acaba de entrar num outro negócio para...

WhatsaApp é principal fonte de informação do brasileiro, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado mostrou o WhatsApp como principal fonte de informação dos entrevistados: 79% disseram receber notícias...

Caixa começa a pagar décimo terceiro do Bolsa Família | Veja quando receber

Os beneficiários do Bolsa Família começarão a receber nesta terça-feira (10) o abono natalino, equivalente ao décimo terceiro do benefício. Instituído pela Medida Provisória...

Você também pode ler

Conteúdo patrocinado

Comentários
javascript:void(0)
close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!