
O governador Paulo Hartung (PMDB) entregou à presidente da República, Dilma Rousseff (PT), em visita ao Espírito Santo, uma proposta de Plano de Recuperação da Bacia do Rio Doce. O documento traça diretrizes e uma série de ações para a recuperação de nascentes, cobertura florestal, ampliação e modernização de sistemas de esgoto ao longo dos rios e seus afluentes. O governador quer criar uma ação conjunta entre a União, com os governos estaduais de Minas Gerais e do Espírito Santo, iniciativa privada, sociedade e a Samarco, responsável pelo rompimento das barragens em Mariana (MG).
Hartung lembrou que a prioridade do Estado a amenizar efeitos e consequências da passagem da lama de rejeitos no território capixaba. A presidente sobrevoou a região atingida pela lama no Rio Doce e se reuniu com autoridades e técnicos que atuam na região para fazer um balanço das ações.
Já a presidente Dilma disse que no Espírito Santo, o Governo federal vai auxiliar com a presença do Exército e ações para abastecimento de água, como ampliação do número de carros pipa na região.
A petista disse que a Samarco receberá multa preliminar de R$ 250 milhões. Ela veio acompanhada dos ministros Gilberto Magalhães Occhi, da Integração Nacional, Aloízio Mercadante, da Educação, e Izabella Teixeira, do Meio Ambiente.

