Serra, 18 de Janeiro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Política

Serra, 16 de dezembro de 2016 às 8:36

Grupo dos 12 bate o pé e não pretende ceder o controle da Câmara


O grupo tem se reunido periodicamente para articular uma chapa em busca do comando da Câmara em 1° de Janeiro. Foto: Fábio Barcelos

Conceição Nascimento / Yuri Scardini

Faltando pouco mais de duas semanas para a eleição da Mesa Diretora da Câmara da Serra, o placar segue desfavorável para o prefeito reeleito Audifax Barcelos (Rede). Isso porque o chamado grupo dos 12, que são os vereadores que não são do núcleo do prefeito, detém a maioria legislativa e tem se blindado no sentido de articular uma chapa para buscar o comando da Câmara. Em tese, o prefeito Audifax precisaria migrar pelo menos um dos parlamentares que compõe o grupo dos 12, já que seu núcleo de aliados é formado por 11 vereadores.

Conforme o tempo vai passando, o assédio de aliados audifistas vai se tornando mais agressivo. No entanto, membros do grupo dos 12 afirmam que permanecem fechados e não haverá dissidências.

O vereador Nacib Haddad (PDT), diz que confia no grupo dos 12 e acusa o prefeito de não respeitar a Câmara. “Confio em todos os 12 e nenhum é venal como o grupo dele é. Temos 12 pessoas de palavra e o que queremos é que ele respeite o Poder Legislativo, o que não vem fazendo. Queremos independência e ter o poder de fiscalizar. Esses 12 vereadores querem o bem para a população que mais precisa do poder público, estamos lá para isso”, disse o parlamentar.

Basílio da Saúde (Pros) tem a mesma opinião. “O grupo está bem coeso e agora não são apenas 12 vereadores, mas doze amigos. Pensamos numa Câmara conduzida pelos 12. O nome que disputará a Presidência será definido por volta do dia 25/12”, contou.

Segundo informações de bastidores, um dos vereadores que mais tem sofrido assédio é o petista Aécio Leite. Inclusive, interlocutores de Audifax estariam usando o deputado estadual Nunes (PT) para convencer Aécio a migrar para o lado governista. Porém o vereador Aécio diz que é muito difícil mudar. “Outros também são assediados, mas creio que pelo meu posicionamento político tenho sido procurado, é muito difícil fazer essa troca. Em relação ao PT, o partido jamais faria pressão para que eu migrasse de lado, pois já conhece o meu perfil”, explicou.

O outro lado

Segundo Guto Lorenzoni (PP), vereador do grupo de Audifax, existem conversas estabelecidas com parlamentares de oposição e espera-se trazer um nome de lá.  “Eu acredito, são 23 vereadores e a formatação do processo da Mesa se dará no dia 1º de janeiro. São vereadores responsáveis, que foram credenciados pelos eleitores para representa-los no Legislativo. O agrupamento é natural, mas temos canal de comunicação aberto com vários vereadores que estão lá. Da mesma forma que aconteceu várias vezes, onde o grupo estava fechado e alguns acabam saindo na última hora por entender que a proposta do outro grupo é melhor”, ponderou.

Estão no grupo dos 12 quatro reeleitos e oito novatos. Basílio da Saúde (Pros), Neidia Maura (PSD), Aécio Leite (PT), Nacib Haddad e Geraldinho PC (ambos PDT), Adilson de Novo Porto Canoa (PSL), Raposão (PSDB), Wellington Alemão (DEM), Pastor Ailton e Quélcia (ambos PSC), Fábio Duarte (PDT) e Cleusa Paixão (PMN).

Do lado do grupo dos governistas estão Miguel da Policlínica e Adriano Galinhão (ambos PTC), Guto Lorenzoni (PP), Luiz Carlos Moreira (PMDB), Rodrigo Caldeira e Alexandre Xambinho (ambos Rede), Roberto Catirica e Stefano Andrade (ambos PHS), Robinho Gari (PV),  Cabo Porto e Geraldinho de Feu Rosa (ambos PSB).

 




O que você acha ?

Você se sente seguro nas praias da Serra?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por