E veja as notícias do Brasil e do ES com destaque nas suas buscas

Greve é iniciada e vai deixar postos sem gasolina, diesel e etanol nesta semana

A greve dos motoristas de caminhões-tanque vai deixar postos sem gasolina a partir desta semana.
Compartilhe:
Greve postos de combustíveis gasolina
Crédito: Divulgação
Compartilhe:

Postos de combustíveis podem começar a ficar sem gasolina, diesel e etanol nesta semana. Motoristas de caminhões-tanque iniciam uma greve nesta segunda-feira (13) e vão interromper o transporte dos produtos responsáveis por abastecer os estabelecimentos.

A paralisação não deve esvaziar os postos imediatamente. No entanto, sem a chegada de novas cargas, os estoques disponíveis podem acabar ao longo dos próximos dias. A gasolina deverá ser um dos primeiros produtos afetados pelo aumento da procura.

No Espírito Santo, a paralisação envolve motoristas tanqueiros responsáveis por transportar combustíveis para postos de diferentes municípios. O Sindirodoviários-ES mantém o início da greve previsto para esta segunda-feira (13), mas a decisão final ainda depende de uma nova assembleia.

Neste domingo (12), trabalhadores, representantes do sindicato e do setor patronal participam de uma reunião para avaliar uma proposta apresentada pelas empresas. A categoria vai decidir se aceita as condições oferecidas e suspende a greve ou se mantém a paralisação a partir de segunda-feira.

O presidente do sindicato, Marquinhos Jiló, alertou que a falta de combustíveis poderá aparecer gradualmente durante esta semana. Isso ocorre porque os postos continuarão vendendo os produtos armazenados, mas não receberão novas cargas enquanto durar a paralisação.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Diante do risco de desabastecimento, o dirigente recomendou que os condutores acompanhem o nível do tanque e evitem deixar o abastecimento para a última hora. A orientação ganhou força porque a greve envolve diretamente a distribuição de gasolina, diesel e etanol.

As informações já haviam sido divulgadas com exclusividade pelo Portal Tempo Novo.

Greve interrompe transporte de gasolina, diesel e etanol

Os motoristas tanqueiros atuam entre as distribuidoras e os postos de combustíveis. São esses profissionais que conduzem os caminhões carregados com gasolina, etanol e diesel até os estabelecimentos.

Com a greve, os postos precisam utilizar apenas os estoques que já estavam armazenados antes do início da paralisação. Quanto maior o movimento de veículos, mais rapidamente esses produtos podem acabar.

O impacto poderá variar de um estabelecimento para outro. Postos que possuem estoques maiores podem continuar funcionando por mais tempo. Já aqueles que recebem cargas com maior frequência poderão enfrentar falta de combustíveis antes dos demais.

O Sindirodoviários informou que decidiu iniciar a greve depois de cinco reuniões com representantes das empresas. Segundo a entidade, as negociações terminaram sem avanço nas reivindicações apresentadas pelos trabalhadores.

A categoria cobra melhores condições de trabalho e valorização dos motoristas que transportam produtos inflamáveis. O sindicato afirma que esses profissionais exercem uma atividade de risco e cumprem uma função essencial para o funcionamento dos postos.

Postos podem ficar sem gasolina durante a semana

A falta de gasolina não deve ocorrer ao mesmo tempo em todos os municípios. O desabastecimento dependerá do estoque de cada posto, do volume de vendas e da duração da greve.

Nos primeiros momentos da paralisação, os estabelecimentos ainda poderão atender aos clientes normalmente. Porém, sem reposição, alguns tipos de combustíveis poderão começar a desaparecer das bombas ao longo da semana.

Além disso, a procura antecipada pode acelerar a redução dos estoques. Caso muitos motoristas decidam abastecer no mesmo período, determinados postos poderão registrar filas e ficar sem algum produto antes do previsto.

Apesar do início da greve, o Sindirodoviários afirma que continua aberto ao diálogo. A categoria poderá reavaliar a paralisação caso as empresas apresentem uma proposta que atenda às reivindicações dos trabalhadores.

Enquanto não houver acordo, os motoristas tanqueiros devem permanecer de braços cruzados. Com isso, postos de combustíveis podem ficar sem gasolina, diesel e etanol durante esta semana.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também