Gratidão e dever cumprido

Compartilhe:

Por  Andreia Carvalho

É um desafio e uma honra ter estado à frente e responder pela Secretaria de Meio Ambiente de um município com a pujança e grandiosidade que marcam a Serra, um lugar cheio de belezas naturais e oportunidades para seus quase 500 mil habitantes.

Convidada pelo prefeito Audifax Barcelos, aceitei este compromisso em setembro de 2014 e encerro este ciclo agora, em junho de 2016, com a certeza do dever cumprido, emocionada e com um sentimento de gratidão.

Na próxima etapa da minha vida profissional, na condição de diretora-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), levarei comigo os valores e o aprendizado que adquiri e ampliei na Serra, onde a gestão municipal tem como base a ética, a transparência, a participação popular e o comprometimento com a coisa pública.

Pautados nesses princípios, tivemos muitos avanços em diversos setores, em especial no Meio Ambiente. Um deles foi a sede da Área de Proteção Ambiental (APA) Mestre Álvaro, que tive a honra que entregar no meu último dia nesta administração, na terça-feira, 21.

Foi realmente representativo concluir meu trabalho em um evento em que entregamos à comunidade do entorno uma estrutura que abrigará inúmeras ações socioeconômicas e ambientais. Esta obra revela o resultado de uma união de esforços de nossa equipe e de nossas diversas secretarias municipais, chefiadas pelo nosso prefeito.

Com esta sintonia realizamos todo o nosso trabalho, em que destaco a formação de 90 agentes ambientais mirins e de 210 agentes ambientais comunitários; a adesão de 75 bairros ao projeto De Olho no Óleo; a instituição da Política Municipal de Educação Ambiental (Lei 4461/2016); os 3.800 atendimentos na sede da APA da Lagoa Jacuném; e os 5.500 atendimentos no Centro de Educação Ambiental (CEA) Jacuhy.

Ao longo do período também atendemos três mil denúncias registradas e 1.950 autos de infração e notificações emitidas pelo Departamento de Fiscalização Ambiental; emitimos 2.729 documentos e 1.039 licenças pelo Departamento de Controle Ambiental, além de 1.362 pareceres técnicos e 78 anuências ambientais emitidas pelo Departamento de Recursos Naturais.

Atendemos 56.719 estudantes da educação básica no Parque da Cidade, local onde foram produzidas 15 mil mudas de plantas; além das outras 17.851 mudas produzidas no Jardim Botânico, entre espécies ornamentais, arbóreas e frutíferas.

Estes e outros resultados positivos só foram possíveis devido ao empenho e dedicação de muitos: entre eles os servidores da minha equipe e de outras secretarias; parceiros de instituições de ensino, de órgãos públicos e da Polícia Militar Ambiental; empresários que entenderam a importância da preservação e conservação ambiental; estudantes, professores e cidadãos serranos; autoridades políticas e lideranças comunitárias; militantes e profissionais das mais diversas áreas.

Eu só posso dizer muito obrigada por contribuírem nesta caminhada. Assumir agora o Iema significa dar continuidade a um trabalho em benefício do desenvolvimento sustentável da Serra e dos demais municípios capixabas.

Andreia Carvalho é diretora-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e ex-secretária de Meio Ambiente da Serra

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também