O governo do presidente Jair Bolsonaro voltou atrás e prometeu entregar as obras do Contorno do Mestre Álvaro até o fim deste ano. No entanto, há um dilema: faltam R$ 90 milhões para custear o término da construção e o Ministério da Infraestrutura ainda não sabe de onde vai conseguir todo esse dinheiro.
A falta de verba para finalizar as obras do Contorno já havia sido anunciada pelo Jornal Tempo Novo em janeiro deste ano. Na ocasião, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou que a falta de recursos fez com que a entrega da obra fosse adiada para o ano de 2023.
Mas nesta segunda-feira (11), o Ministro de Infraestrutura, Marcelo Sampaio, desembarcou na Serra às 10h e, junto com uma comitiva parlamentar, visitou a obra do Contorno do Mestre Álvaro. Por lá, afirmou que a construção ficará pronta este ano, mesmo se for preciso que o governo federal faça a obra e pague depois – uma espécie de ‘obra fiada’.
“A obra tem orçamento para tocar até o final do ano. O que nós estamos fazendo é um esforço para concluir a obra o quanto antes. A obra, especialmente do Contorno, só faz sentido quando ela estiver 100% concluída. E esse é o esforço do governo. Garantindo esse orçamento, a gente consegue dar o gás para, no final do ano, fechar essa obra”, disse.
E ainda concluiu: “Se não tiver orçamento até o final do ano, vamos alinhar para rodar como ‘resto a pagar’ em 2023″, garantiu. Em vídeo publicado no seu perfil do Instagram, o ministro de Bolsonaro ainda mostrou que o pavimento do Contorno já começou a ser feito em um dos trechos.
Vale ressaltar que o Estado decidiu não pavimentar a nova rodovia com asfalto, sendo assim, todos os trechos serão contemplados com concreto. O novo modelo de pavimentação surgiu por conta do aumento de preços dos insumos do asfalto, o que fez o concreto – que antes geraria mais custo – se tornar mais viável.
O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) preparou uma atualização para a instalação de uma usina de concretagem na região da obra, o que viabiliza a obra.
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Contorno do Mestre Álvaro e a mobilidade urbana da Serra
O contorno do Mestre Álvaro terá 19,7 km e ligará as regiões do Jacuhy (ao sul) e Chapada Grande (ao norte). A via terá pista dupla nos dois sentidos e contará com três vias elevadas, além de seis interseções em dois níveis.
A obra deve aliviar o tráfego em 36 bairros do município cortados pelo atual traçado da BR 101, já que vai transferir o trânsito pesado para fora do perímetro urbano da Serra, fazendo com que o atual trecho da BR-101 que corta a cidade seja municipalizado, transformado em Avenida Mestre Álvaro.
A previsão inicial era de que a construção do Contorno do Mestre Álvaro custasse R$ 300 milhões. Após o término das obras, o Contorno – construído com dinheiro público – será entregue para a Eco101, concessionária que administra a BR-101 no Espírito Santo.
Ano eleitoral: menos recurso para a obra
Conforme anunciado pelo Jornal Tempo Novo em janeiro, o prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), afirmou que a obra do Contorno recebeu menos recurso este ano devido ao ano eleitoral. “Até o ano passado estávamos conseguindo colocar até R$ 80 milhões por ano de emendas para a obra. Este ano por ser ano eleitoral, os deputados enviam mais recursos para suas regiões e menos para a obra; isso é natural; mesmo assim, teremos R$ 40 milhões e nós agradecemos a bancada capixaba por isso”, ressaltou.
É importante destacar que a obra não está parada, mas segue em ritmo reduzido devido à diminuição de envio de recursos à empresa responsável pela construção.