21.8 C
Serra
segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Governo Federal nega doação de terreno para prefeitura ampliar pistas em bairro da Serra

Leia também

Empresas abrem vagas de emprego com preferência para moradores da Serra

A semana começa recheada de oportunidades de emprego para quem mora na Serra e também em outras cidades da...

Serra ultrapassa os 19 mil casos confirmados e já possui 532 mortos por Covid-19

Sendo a terceira cidade com mais casos confirmados de coronavírus no Espírito Santo, a Serra já ultrapassou a triste...

Ao oficializar em cartório a não-reeleição, Vandinho cita prefeito de Colatina: “se tornou referência”

Desde que anunciou oficialmente que não vai disputar a reeleição - caso seja eleito prefeito da Serra, o candidato...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há mais de quatro anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

A entrada do bairro é palco de grandes congestionamentos. Foto: Google Maps

O Governo Federal não aceitou um pedido feito pela gestão de Audifax Barcelos (Rede) para a doação de um terreno, que vale aproximadamente R$ 5 milhões, às margens da BR-101 em José de Anchieta. O Município pretendia utilizar a área para realizar obras de ampliação das pistas que dão acesso para a comunidade. Atualmente, Anchieta I – que ainda dá acesso a outros cinco bairros – sofre com trânsito intenso de veículos e cenas de engarrafamentos são registradas diariamente.

O pedido de doação aconteceu em setembro de 2019 e agora, um ano depois, a Prefeitura da Serra confirmou ao TEMPO NOVO que a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) indeferiu o pedido e não doou o terreno. Conforme noticiado, o espaço reivindicado pela Prefeitura foi tomado pelo Governo Federal de algumas famílias que o ocupavam há anos. Por conta da desocupação, o local havia sido abandonado e virado um grande lixão a céu aberto.

Mesmo antes de ter a confirmação se a União iria ou não acatar o pedido, o prefeito Audifax foi no local e anunciou para a população que limparia e cercaria todo o terreno. As melhorias foram feitas pelo próprio Município, mas moradores do bairro afirmam que o local está virando um lixão novamente, mesmo após o cercamento feito pelo Município.

Sem o espaço, o Município afirmou que não será possível ampliar as pistas, conforme havia sido anunciado. Apesar disso, com a instalação de um supermercado em José de Anchieta, a prefeitura criou uma espécie de rotatória e melhorou a sinalização da entrada da comunidade, que estava precária e já havia sido palco de acidentes.

Em 2019, o Governo Federal havia informado que pretendia leiloar o espaço para uma iniciativa privada. A reportagem tentou contato novamente com a União, mas não obteve sucesso até a finalização deste texto.

Moradores afirmam que problemas continuam na comunidade 

Moradores ouvidos pelo TEMPO NOVO afirmam que o trânsito na região continua intenso, mesmo após as melhorias feitas pela prefeitura. “Horário de pico o trânsito fica intenso na entrada do bairro e costuma travar até a BR-101. Precisamos de mais melhorias, pois só a sinalização não resolveu. Ajudou, mas está longe de solucionar a situação”, afirmou Dório Ribeiro.

Aurora da Silva, também moradora do bairro, disse que seria muito importante a ampliação de pistas, que não ocorreu. “Fiquei sabendo agora [na ligação da reportagem] sobre a não doação do terreno. Fico triste, mas acho que a prefeitura precisa dar um jeito para melhorar o trânsito. Não é só José de Anchieta, são cinco bairros no entorno pois a  entrada principal é por ali”, destacou a popular.

Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há mais de quatro anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Mais notícias

Serra ultrapassa os 19 mil casos confirmados e já possui 532 mortos por Covid-19

Sendo a terceira cidade com mais casos confirmados de coronavírus no Espírito Santo, a Serra já ultrapassou a triste marca de 19 mil moradores...

Ao oficializar em cartório a não-reeleição, Vandinho cita prefeito de Colatina: “se tornou referência”

Desde que anunciou oficialmente que não vai disputar a reeleição - caso seja eleito prefeito da Serra, o candidato Vandinho Leite (PSDB) tem sido...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!