Governador confirma que Vale e Arcelor terão que usar esgoto tratado

Compartilhe:
O governador Paulo Hartung esteve na Serra hoje pela manhã com empresários do município para debater falta d´água. Foto: Bruno Lyra
O governador Paulo Hartung esteve na Serra hoje pela manhã com empresários do município para debater falta d´água. Foto: Bruno Lyra
O governador Paulo Hartung esteve na Serra hoje pela manhã com empresários do município para debater falta d´água. Foto: Bruno Lyra

Bruno Lyra

O Governador Paulo Hartung (PMDB) garantiu que até o final de seu mandado ArcelorMittal Tubarão e Vale vão estar usando água tratada das estações de tratamento de esgoto da Grande Vitória para reduzir a demanda do sistema Santa Maria, rio que atende toda a Serra e zona norte da capital.

A afirmação foi feita na manhã desta sexta (22) em Jardim Limoeiro, Serra, logo após participar do Café de Negócios (Caneg) promovido pela Associação dos Empresários da Serra (Ases) para discutir a falta d’água.

“Estamos trabalhando a questão do reuso junto às grandes empresas que também são grandes consumidoras. Esse era um assunto tabu e agora, com a crise hídrica a partir de dezembro do ano passado, acabou entrando na pauta”, revela o governador.

“Já tivemos uma experiência positiva na Serra com o uso da água de reuso no combate ao incêndio às turfas. Vai ser uma demonstração tanto da Arcelor quanto da Vale de sensibilidade ao conjunto dos desafios que o estado está vivendo nessa questão hídrica”, frisa Hartung.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Siderúrgicas estão se preparando para adotar medida

As empresas confirmam que já estão em cursos estudos técnicos para viabilizar a transferência do esgoto tratado até o Complexo de Tubarão. Gerente de Meio ambiente da ArcelorMittal, João Bosco Reis, disse que a empresa deve ficar com as águas da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Manguinhos.

“Já temos uma experiência com reutilização de esgoto desde 2007. Hoje 97% da água doce que usamos é recirculada e 95% de toda água usada é do

Gerente da Arcelor, João Bosco: a siderúrgica é a maior consumidora individual do rio que abastece a Serra, o Santa Maria. Foto; Bruno Lyra

mar”, explica.

João Bosco acrescentou que a empresa já está fazendo outro estudo, só que este para retirar água do subsolo através do poço artesiano, o que ainda não é feito na unidade de Tubarão. O estudo vai definir quantos poços serão furados.

Por conta da escassez de água no rio Santa Maria a Cesan reduziu o fornecimento de água para a Arcelor, que caiu de 850 litros por segundo (l/s) para cerca de 570 l/s. Os números são da presidente da Cesan, Denise Cadete.

Vale

Engenheiro de  Meio Ambiente da Vale, Austregésilo Guimarães, disse que a empresa já está fazendo a avaliação técnica e econômica para usar esgoto tratado da Grande Vitória. Falou também que é preciso concluir esse estudo para definir se é ou não viável o uso do esgoto tratado.

A empresa é outra grande consumidora das águas do rio Santa Maria e também enfrenta redução do fornecimento. Antes usava 380 l/s o hoje esse volume não passa de 100 l/s, conforme dados da presidente da Cesan.

Como alternativa a Vale vem retirando água em 4 poços artesianos na planta de Tubarão, cuja voluma soma cerca de 35l/s.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também