Furto de cabos deixa moradores de condomínio da Serra sem energia por quase 24 horas

Compartilhe:
Os moradores ficaram sem energia elétrica das 2h30 da madrugada do domingo (29) até às 23h20 da segunda-feira (30). Foto: Divulgação

Moradores do condomínio Villagio Limoeiro, em Jardim Limoeiro, na Serra, passaram um baita sufoco com os transtornos causados pelo furto de cabos de energia elétrica na rua em frente ao empreendimento que deixou os apartamentos no escuro das 2h30 da madrugada do domingo (29) até às 23h20 da segunda-feira (30).

O furto ocorreu na Avenida Desembargador Mário da Silva Nunes e causou prejuízo aos moradores do local. “Quando começou a escurecer tive que recorrer a velas até que a energia fosse restabelecida. Ficar no 12º andar no escuro com duas crianças é impossível”, disse uma moradora que não quis se identificar.

Outro morador disse que por conta da falta de energia o elevador não funcionava. “Enquanto era madrugada ninguém sente. Mas ao decorrer do dia, quem mora nos andares mais altos, já reclamava de dores no joelho. Temos muitos idosos. Foi uma dificuldade imensa. Também sofremos a queima destes produtos, porque quando furtam eles queimam para pegar os cabos e vender e toda a fuligem que vem desta queima entra nos apartamentos”, afirmou outro morador que não quis se identificar.

De acordo com outro morador que também não será identificado, está é a primeira vez que esse problema de furto de cabo acontece. “Mas já furtaram nos arredores do condomínio lâmpadas, bicos de mangueiras, hidrômetros, tampas de hidrantes, portas de aço. Tem muitos usuários de drogas nas ruas laterais aqui, principalmente naquela região onde era o antigo Clube do Banestes que vai virar condomínio. É intransitável após as 19 horas, ou passa correndo ou não passa”, contou.

O morador ponderou ainda que deveria haver uma fiscalização maior no trato da saúde pública com usuários de crack e receptação desses materiais furtados nos ferros velho. “A gente não vê abordagem de rua. O Centro Pop fica aqui próximo, a gente não vê o pessoal da Prefeitura fazendo esse trabalho de abordagem a estas pessoas. É problema de saúde pública e isso precisa de um olhar mais sensível e urgente. Os furtos de cabos acontecem porque existe receptação. Isto está escancarado, é preciso ter fiscalização nestes comércios. Saber de onde vem os cabos que eles compram. Estamos à mercê, infelizmente”.

O condomínio Villagio Limoeiro possui a parte residencial e comercial e ambas sofrem com os furtos constantes. “Há pouco tempo um usuário quebrou a vidraça da padaria. Tem disso recorrente um lugar em franco crescimento e largado as traças assim dessa forma”.

O Tempo Novo procurou a EDP que disse que uma equipe foi enviada ao local para realizar o reparo. “A Concessionária possui ações de combate ao furto de energia, que vão desde inspeções constantes em campo ao uso de tecnologias  que permitem o monitoramento em tempo real. A EDP reforça que o furto de energia e equipamentos que compõem a rede elétrica é crime”.

Já a Polícia Militar disse que realiza patrulhamento ostensivo no bairro e ressalta que uma viatura deve ser acionada através do Ciodes (190) sempre que moradores flagrarem este tipo de crime.

A reportagem também procurou a Prefeitura da Serra que disse que a Guarda Municipal da Serra informa que atua no patrulhamento diário e preventivo de ocorrências deste tipo. Além disso, a Secretaria de Defesa Social do município está em conjunto com outras secretarias e forças de segurança como Polícia Militar e Polícia Civil para fiscalizar os locais de possível receptação desses produtos.

Já a Fiscalização Ambiental irá visitar o local para constatar possíveis irregularidades.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também