Filhotinho em casa. O que devo ficar atento?

0
Filhotinho em casa. O que devo ficar atento?
Antes de vacinar é necessário fazer um exame de sangue no filhote. Foto: Pixabay

Você chega em casa segurando aquela bolinha peluda deliciosa e emocionante com aquele olhar cativante e a família toda fica feliz com o novo integrante do lar. Mas saiba que esse serzinho requer cuidados triplicados em comparação com os adultos.

Primeiro passo é leva-lo para uma consulta com o “PetAtra”; sim, os filhotinhos precisam passar pela consulta com o médico veterinário para determinar e muitas vezes prevenir doenças futuras osteoarticulares, neurológicas, de pele, olhos etc etc etc e prevenção é SEMPRE melhor que tratamento; Não é apenas vacina e vermífugos que deixará seu bebê peludo um adulto saudável e forte.

Não recuse se o “PetAtra” sugerir exames de sangue ou de imagem de controle. Muitas doenças são silenciosas e o médico veterinário não tem olhar de raio x para apenas na avaliação determinar se o filhotinho está realmente saudável. Nunca dê a primeira vacina  sem antes ter realizado pelo menos um exame de sangue.

E caso seu filhote apresente vômito, diarréia, falta de apetite, choro excessivo, apatia leve correndo a uma clínica ou hospital veterinário (casas de ração não são veterinários e consultórios não possuem equipamentos e muitos medicamentos que precisa para salvar seu filhote); não aguarde dias para levar pois filhotes são como bebês humanos recém nascidos.

Eles são muuuuuuito sensíveis e morrem facilmente. Lembrem-se, vocês pegaram a tutela de uma vidinha e é extremamente importante ser responsável por ela. Com os cuidados corretos seu peludinho vai crescer forte e saudável e se transformará cada vez mais no seu melhor amigo.

Por Patrícia Ribeiro de Oliveira, médica veterinária da Climev Laranjeiras

Comentários