27.1 C
Serra
quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Festa de São Benedito começa nesta semana com a cortada do mastro

Leia também

EDP abre inscrições para Programa de Estágio com seleção 100% virtual e metade das vagas para estudantes negros

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, está com inscrições para o programa de estágio. A Companhia...

Serra vai distribuir mais de 70 mil kits de merenda para alunos da rede municipal

A Prefeitura da Serra vai distribuir mais de 70 mil kits de merenda para todos os alunos matriculados na...

Ao custo de R$ 7 milhões, prefeitura deve entregar revitalização de Serra Sede em setembro

Com a promessa de atrair novos turistas e movimentar a economia local, a Prefeitura da Serra deve entregar em...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há mais de quatro anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.
Atenção: Lucas Lucco substitui Henrique e Diego em show no Dia do Serrano

A celebração é tradição de 174 anos na Serra e se estende com programação religiosa e profana até o final do mês. Foto: Edson REis

A tradicional Festa de São Benedito vai ter seu pontapé inicial neste domingo (15), quando acontece a cortada do mastro do Santo Bino, como é conhecido entre os fiéis e conguistas, a partir das 18h.

Os festejos acontecem na cidade há 174 anos e ainda vão contar, até o final do mês, com a puxada e a fincada do mastro.

Neste domingo, o cortejo sai do bairro São Domingos e se dirige pelas principais ruas de Serra Sede até o prédio da Igreja Matriz. Por volta das 17h, o congo folclórico São Benedito vai à Igreja Matriz, onde o sineiro e o fogueteiro aguardam os conguistas. Na igreja, os festeiros pedem permissão aos padroeiros São Benedito e Nossa Senhora da Conceição para darem início à festa de Santo Bino.

Acompanham os devotos festeiros três juntas de boi, enfeitadas com flores silvestres e que arrastam pelas ruas um enorme tronco representando o mastro de São Benedito. O evento também ainda terá a participação de cavaleiros e amazonas.

Participam do cortejo as bandas de congo folclórico São Benedito; São Benedito, de Campinho da Serra; São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, de Pitanga; Konchaça; São Benedito, de Santiago da Serra, e Santo Expedito. Também participa dos festejos a banda de música Estrela dos Artistas.

+ Saiba mais sobre a Festa de São Benedito

Ainda neste mês, dia 21, terá desfile das bandas de congo mirim da Serra. Dia 24, tem alvorada e missa de Natal na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

Na noite do dia 25, tem missa e procissão de Natal e de São Benedito pelas ruas da cidade. Também terá a puxada do Navio Palermo e um show com Edson Carlos (Bebê da Ivete).

Já no dia 26, quando é feriado municipal do Dia do Serrano e de São Benedito, acontece o ponto alto dos festejos com a Missa do Serrano, a entrega do título de Cidadão Serrano às personalidades de destaque do ano na Câmara Municipal e, ainda, puxada do mastro de São Benedito com bandas de congo e Estrela dos Artistas. À noite, tem show com a dupla sertaneja Henrique e Diego e a banda Rokongo.

A festa é parte do ciclo folclórico e religioso da cidade e é realizada pela Associação das Bandas de Congo da Serra (ABC), Ministério da Cidadania e Prefeitura da Serra.

Comentários

Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há mais de quatro anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Mais notícias

Serra vai distribuir mais de 70 mil kits de merenda para alunos da rede municipal

A Prefeitura da Serra vai distribuir mais de 70 mil kits de merenda para todos os alunos matriculados na rede de ensino municipal. A distribuição...

Ao custo de R$ 7 milhões, prefeitura deve entregar revitalização de Serra Sede em setembro

Com a promessa de atrair novos turistas e movimentar a economia local, a Prefeitura da Serra deve entregar em setembro as obras de revitalização...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!