Falta de manutenção em estrada prejudica comunidade rural da Serra

Compartilhe:
Assim fica a estrada entre Putiri, a BR 101 e Nova Almeida quando chove. Foto: Divulgação
Assim fica a estrada entre Putiri, a BR 101 e Nova Almeida quando chove. Foto: Divulgação

Localizada no meio do caminho entre Serra Sede e Nova Almeida,a comunidade de Putiri tem sofrido com a falta de manutenção da estrada local. A reclamação é da presidente da Associação de Moradores, Angelita Maria Gama.

Segundo a líder comunitária, o trecho crítico fica próximo ao ponto final, na ligação entre a vila de Putiri e a rodovia ES 264, que sai na localidade de Sauanha, rota para acessar tanto a BR 101 quanto  Nova Almeida.

“Tem muito buraco ali. Um deles é tão fundo, que quando chove forma uma lagoa. Nem ônibus consegue mais passar. Já chegamos a ficar até cinco dias sem a única linha que atende a gente, a 891. E como carro pequeno também não passa, a comunidade acaba ficando isolada”, relara Angelita.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Ela acrescenta que apesar do trecho ficar ligar uma via municipal a rodovia estadual (ES 264), quem dá manutenção ao trecho é a Prefeitura da Serra. “Já pedi diversas vezes a Secretaria de Serviços para acertar, mas não me atendem. Na chuva que aconteceu há duas semanas, já tivemos muito problema”, lembra.

De acordo com Angelita, o tráfego de veículos pesados que usam o trajeto para desviar de engarrafamentos que acontecem na BR 101 tem piorado as condições da estrada. “Até o calçamento da vila feito recentemente pela Prefeitura já está afundando”, acrescenta.

A Presidente da Associação, diz que moram cerca de 1,5 mil moradores na região de Putiri, somados os habitantes da vila e os que residem nas propriedades rurais. Ela ressalta que a economia da região é basicamente agricultura, pecuária e psicultura, sendo inclusive fornecedora de alimentos para as áreas urbanas da Serra. Entre os produtos, leite, carne bovina, suína, ovos, tilápia, pimenta do reino, café e seringa.

Prefeitura promete fazer reparos ainda esta semana

Em nota enviada nesta quinta-feira (08) a Secretaria Municipal de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca informou que os reparos nas vias de Putiri serão realizadas ainda esta semana.

Ponte

Outra situação problemática os moradores e produtores rurais da região é da ponte sobre o rio Timbuí, na divisa entre Serra e Fundão. É que a ponte está com rachaduras e há o temor de acidentes e até de queda da estrutura, que recebe trânsito de veículos escolares e caminhões pesados.

A ponte é de responsabilidade do DER – ES, que em junho fez vistoria no local após reclamação da comunidade de Putiri. Mas, segundo a líder comunitária Angelita Gama, segue sem qualquer reparo. Saiba mais.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também