Falta de chuva não afeta  fornecimento de água  

0
Falta de chuva não afeta   fornecimento de água  
Não deve faltar água nos próximos dias, pois segundo a Cesan, as chuvas de dezembro contribuíram para um cenário mais tranquilo. Foto: Redação TN

A falta de chuvas e o forte calor das últimas semanas derrubaram as vazões dos rios que abastecem a Serra, numa época em que o consumo de água por conta dos veranistas e férias escolares cresce 15%.

Ainda assim não há risco de faltar água para abastecer a cidade nos próximos dias. Segundo a Cesan, as chuvas de dezembro contribuíram para um cenário mais tranquilo, diferente do que aconteceu em 2016, onde chegou a ter ‘apagão hídrico’ na cidade, que já enfrentava rodízio.

Na última quinta-feira, o reservatório de Rio Bonito, no rio Santa Maria, estava com 73% da capacidade, segundo a Cesan. O Santa Maria abastece cerca de 400 mil moradores da cidade, além da zona norte de Vitória.

Já o rio Reis Magos, que atende 100 mil moradores na região da Serra-Sede, está com vazão de 5 mil litros por segundo, de acordo com a Cesan, que capta 500 litros no local. Já a obra represa do rio Jucu, que vai ajudar a dar mais segurança hídrica na região sul da Grande Vitória, ainda não começou.

Sobre este projeto, a Cesan disse que a licitação foi feita em 2018 e a vigência do contrato será de cinco anos e seis meses, sendo seis meses para os projetos básicos e executivos; dois anos para execução das obras e serviços; e três anos para operação e manutenção.

 

 

 

 

Comentários