Muita gente tem nojo e medo de sapos. Mas você sabia que eles são extremamente importantes para a natureza? Estes anfíbios comem mosquitos, moscas e todo tipo de insetos que lhes caibam na boca, ajudando assim no controle de vetores importantes na disseminação de doenças humanas que são problema de saúde pública como a dengue, o chikunguya, a malária, a febre amarela e a zika.
No próximo sábado (21), das 14 às 17h, e domingo (22), das 9 às 12h, em Santa Teresa, no Museu de Biologia Mello Leitão/Instituto Nacional da Mata Atlântica, acontece o evento ‘Save the Frogs Day’, realizado pelo projeto Bromeligenous, de conservação dos anfíbios capixabas, um programa sem fins lucrativos, que contribui para a conservação da biodiversidade.
O Save the Frogs Day, é um evento internacional e ocorre simultaneamente em 57 países, levantando a bandeira para a conservação dos anfíbios.
O evento de educação ambiental sobre a associação anfíbio e bromélia visa integrar pesquisadores e visitantes objetivando troca de experiência direta por meio de oficinas, brincadeiras, vídeos e animais ícones em exposição. O evento tem entrada franca e é aberto para todas as idades. Na programação jogos, pinturas, brincadeiras, oficinas, distribuição de brindes e material Educativo.
O projeto Bromeligenous foi criado em 2012 e visa pesquisar a ecologia da associação entre anfíbios e bromélias, bem como conduzir atividades de difusão e popularização da ciência. Pesquisas têm sido desenvolvidas principalmente na região montanhosa do Espírito Santo. Variadas atividades de Educação ambiental tem sido organizadas pelo Projeto como exposição fotográfica, entrevistas, palestras, bate-papos com locais, distribuição de material educativo e campanhas nas escolas.
No Espírito Santo, o Projeto Bromeligenous é formado por biólogos. O projeto como toda iniciativa sem fins lucrativos precisa de ajuda para ser levado adiante. Quem quiser colaborar pode entrar em contato com o email projetobromeligenous@gmail.com e no site www.bromeligenous.weebly.com.