Estado tem inverno mais frio e chuvoso

Compartilhe:
Foto: Sairo Guedes

 

Guia turístico registrou superfrio no Pico da Bandeira, divisa do Espírito Santo com Minas Gerais. Foto: Divulgação Sairo Guedes

Ana Paula Bonelli

O capixaba está vivendo dias mais gelados neste inverno. As temperaturas estão sendo mais baixas que as dos últimos dois invernos. Na Grande Vitória, os termômetros chegaram a marcar 14,50 C na segunda-feira (3) e no interior do Estado, cidades como Santa Teresa registraram 9,40 C graus.

Segundo o meteorologista do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Hugo Ramos, o inverno tem temperaturas amenas e noites mais longas que os dias. No Espírito Santo, os meses de julho, agosto e setembro são os meses mais secos e frios.  

Ele frisa também que a friagem sentida nos últimos dias pelos capixabas é normal. Os dois últimos invernos é que foram atípicos. “Viemos de um longo período de seca onde não estava atuando nenhuma massa de ar frio no ES porque tinha um bloqueio atmosférico. Então este ano, está normal, isso é o inverno”, detalha.

Hugo disse ainda que as temperaturas devem permanecer mais amenas neste inverno em relação aos anteriores, com média das mínimas de 170C na Grande Vitória e 130C nas montanhas; e das máximas, 24°C nas montanhas e 27 °C nas demais regiões. Historicamente, a temperatura mínima registrada oficialmente no ES foi em Aracê, próximo a Pedra Azul: 1,80 C em 29 de julho de 2008.

 Mas extra-oficialmente há registros de frios bem mais fortes no Pico da Bandeira, na divisa com Minas Gerais, no alto de seus 2.890 metros acima do nível do mar. Na última terça (04) o guia turístico Sairo Guedes mediu congelantes – 14,50 C no final da madrugada.

Quanto às chuvas, elas caíram acima da média em junho e devem permanecer assim em julho. A exceção é a região sudoeste do estado, onde a precipitação deve permanecer dentro da média, segundo o Incaper.

 

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também