Estado quer negativar Prefeitura por não devolver dinheiro de convênio

Compartilhe:
Sede da Prefeitura da Serra. Foto: Jansen Lube
Para evitar ter seu nome negativado, a Prefeitura precisa justificar até o próximo dia 06. Foto: Edson Reis

Após se recusar a devolver os recursos dos convênios assinados com o Governo do Estado, a Prefeitura da Serra pode ser incluída no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do setor público Federal (Cadin); que é um banco de dados com essas informações.

Para evitar ter seu nome negativado, a Prefeitura precisa justificar até o próximo dia 06, as razões do descumprimento do Decreto 4.351-R, publicado pelo Governo do Estado, determinando que prefeituras devolvessem os recursos de convênios firmados com ex-governador Paulo Hartung nos últimos 90 dias de mandato.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Segundo informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Governo, apenas Serra e Linhares não devolveram os valores dos convênios (eram 53 prefeituras). “Após tentativas de diálogo, sem sucesso e, de acordo com o decreto original, e com base na Lei de Licitações, as duas prefeituras foram notificadas, para no prazo de 15 dias justificarem o descumprimento do decreto. Só após esse prazo, os convênios serão rescindidos e encaminhados para a Secont, para abertura de processo de tomada de contas, inclusão no Cadin e providência de cobrança dos valores. Além disso, as prefeituras ficarão inaptas para a realização de novos convênios e recebimento de novos recursos. A Sesa notificou no dia 25/1 e a Sedurb no dia 22/1”.

Os convênios, um total de cinco, totalizam R$ 24 milhões, e destes, R$ 14 milhões já estão nos cofres da Prefeitura da Serra. O dinheiro seria para área da Saúde e Mobilidade Urbana.

Há duas semanas o Tempo Novo demanda a Prefeitura da Serra para se posicionar sobre o tema, mas até agora não houve retorno.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também