Estado poderá ter tabela própria para o SUS | Portal Tempo Novo

Serra, 24 de abril de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Política

Serra, 16 de abril de 2019 às 13:50

Estado poderá ter tabela própria para o SUS


O PLC tramita na Assembleia Legislativa. Foto: Divulgação Agência Brasil

O Projeto de Lei Complementar 19/2019, que tramita na Assembleia Legislativa (Ales), autoriza o Governo do Estado a realizar convênios com instituições de saúde para prestação de serviços quando for declarada a incapacidade da Secretaria de Saúde (Sesa). Antes de recorrer às instituições privadas, o Estado vai recorrer às filantrópicas e sem fins lucrativos. O projeto é de autoria do Executivo.

O PLC  institui a Tabela Estadual de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo, segundo a matéria, é ampliar o número de atendimentos na rede SUS e diminuir as filas e a espera por exames, consultas e procedimentos médicos.

Segundo o projeto, a Tabela Estadual possibilitará a inclusão de itens não previstos atualmente na Tabela SUS da União, facilitando a introdução de novas linhas de cuidado e novos componentes terapêuticos na rede pública.

Informações da Sesa dão conta de que as especialidades com mais espera por consultas são oftalmologia, neurologia e psiquiatria. Já os exames com filas mais longas são ressonância, cintilografia e endoscopia.

O PLC 19/2019 vai ser analisado pelas Comissões de Justiça, de Cidadania, de Saúde e de Finanças, antes de ser votado pelo Plenário.

 




O que você acha ?

Você é a favor do Escola sem Partido?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por