Estado pode ter regras de segurança para uso de patinetes e bicicletas elétricas

Compartilhe:
O PL tramita na Assembleia Legislativa. Foto: Gilberto Paulino
As bicicletas elétricas são uma alternativa ao transporte cada vez mais utilizada no Brasil. Foto: Divulgação

O Espírito Santo deve instruir regras de segurança para o uso de patinetes e bicicletas elétricas. Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei Complementar (PLC) 25/2019, que estabelece regras de segurança para o uso desses equipamentos em toda a Região Metropolitana da Grande Vitória.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Dentre as normas estabelecidas pela proposta, está a obrigatoriedade de utilização de capacetes no uso de veículos ciclo-elétrico e ciclomotores, como patinetes e bicicletas elétricas, respeitando a velocidade máxima de 6 km/h em áreas de circulação de pedestres e de 20 km/h em ciclovias e ciclo-faixas.

A matéria, de autoria do deputado estadual Marcelo Santos (PDT), ainda prevê a instalação de indicador de velocidade, campainha e sinalização noturna, dianteira, traseira e lateral, incorporados ao equipamento.

O deputado justificou a iniciativa. Afirmou que o Estado tem uma malha cicloviária e uma demanda por esses veículos elétricos alternativos em plena expansão em toda a Região Metropolitana da Grande Vitória e que a proposta visa dar mais segurança e ordenamento na utilização destes equipamentos.

 

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 24 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também