Serra, 26 de setembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Meio Ambiente

Serra, 6 de setembro de 2018 às 11:00

Esgoto de presídio polui alagados do Mestre Álvaro, veja vídeo


O flagrante foi feito pelo ativista e fotógrafo serrano Edson Reis na manhã da última segunda-feira (03). Foto: Divulgação

Thiago Albuquerque

O esgoto do Centro de Detenção Provisória (CDP) do Queimado está sendo jogado nos alagados do Mestre Álvaro, na região rural da Serra. A denúncia é de ativista ambiental que atua no município. A situação pode ser vista por quem tem um olhar (e olfato) mais atento, às margens da estrada que liga ao CDP a Rodovia do Contorno (BR 101). E além de esgoto, lixo: sacolas, copos plásticos e embalagens usadas de marmitas.

O flagrante foi feito pelo ativista e fotógrafo serrano Edson Reis na manhã da última segunda-feira (03).  “O esgoto sai do presídio (CDP) do Queimado. Não é certo jogar esse esgoto ali, por que o alagado é uma esponja, e com isso toda essa poluição fica acumulada na região, e mesmo se vier uma chuva não vai sair”, afirma.

Outro ambientalista que conhece a região é Junior Nass, do grupo Guardiões do Mestre. Ele também demonstra indignação com o descarte. “Um ambiente bonito e cheio vida ameaçado pelo descaso do governo. Quem for o culpado precisa ser responsabilizado. Isto mostra a falta de fiscalização, e é mais uma prova de que a região do Mestre Álvaro está abandonada. Cobramos dos órgãos ambientais e nada acontece”, desabafa.

Do Grupo de Proteção Ambiental Mestre Álvaro, Rodrigo Roger, é outro que cobra providências dos órgãos ambientais. “É uma questão de tempo identificar quem está jogando esse esgoto, até porque só tem o presídio naquele ponto. E pode ter certeza que não só isso está acontecendo de errado ali, é muito preocupante, por que sabemos que há grupos com pretensão de aterrar toda aquela área de alagados”, acrescenta.

Apesar da fala dos ativistas que atuam na região, a Secretaria de Estado da Justiça do ES (Sejus), órgão responsável pelo CDP do Queimado, negou que o esgoto seja de lá. Através da assessoria de imprensa, informou que existe uma Estação de Tratamento de Esgoto no CDP e que a mesma está funcionando. Porém, não informou onde descarta o esgoto depois de tratado e não soube responder de onde veio a sujeira registrada pelo ativista Edson Reis.

Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente confirmou que o esgoto é do CDP. Disse também que órgão já esteve no local vistoriando a área, porém identificou juntamente com a Sejus que o complexo penitenciário tem sistema de tratamento de efluente próprio. Mas que diante da denúncia dos ativistas fará nova vistoria no local, acompanhada por técnicos da Sejus, a fim de verificar se está acontecendo o adequado tratamento do efluente.

Confira o vídeo enviado pelo internauta Edson Reis: 




O que você acha ?

Qual é a sua avaliação sobre a qualidade de água dos córregos, rios e lagoas da Serra ?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por