[secondary_title]

ES quer exigir passaporte da vacina e adotar novas restrições, mas enfrenta oposição política

- PUBLICIDADE-
Casagrande quer adotar passaporte da vacina no ES. Foto: Divulgação

Enfrentando um aumento estarrecedor dos casos diários de coronavírus nas cidades capixabas, o Governo do Estado está estudando a possibilidade de adotar medidas restritivas mais duras nos municípios classificados como risco moderado – o que inclui a Serra. Além de restringir eventos de grande porte, a gestão do governador Renato Casagrande (PSB) pretende tornar o passaporte da vacina contra a Covid-19 uma exigência para permissão de acesso em diversos locais.

Mas antes de anunciar qualquer medida, o Estado tem dialogado com representantes do setor econômico; a ideia seria tomar as decisões sobre as novas restrições que podem ser adotadas nas cidades em risco moderado até o fim de semana, quando o governador já divulgaria as regras definidas. O setor mais afetado seria o de eventos, mas Casagrande também pretende tornar obrigatório a apresentação do comprovante vacinal em estabelecimentos comerciais.

Na última sexta-feira (21), Casagrande já havia anunciado as reuniões previstas para esta semana. “Vamos discutir nesta semana com entidades da sociedade capixaba, como a área de comércio, entre outras, algumas medidas que podemos tomar para essa nova fase da pandemia que estamos vivendo”, disse o governador em pronunciamento.

No entanto, a possibilidade da adoção de medidas restritivas mais duras gera um verdadeiro imbróglio na gestão de Casagrande em pleno ano eleitoral. Enquanto a pressão sobre os hospitais públicos e particulares aumenta com o avanço da variante Ômicron e a epidemia de gripe, o governador sofre oposições políticas já declaradas, inclusive, do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Erick Musso.

Erick Musso criticou a possibilidade de fechamento de atividades comerciais. Foto: Divulgação

O parlamentar declarou, em vídeo publicado nas suas redes sociais, que é contra um novo fechamento do comércio e de demais atividades econômicas. Afirmou ainda que caso Casagrande decida impor uma nova ideia de lockdown, a Assembleia vai agir “dentro da lei e das suas possibilidades” para impedi-lo.

“Se essas medidas forem tomadas pelo governador, nós vamos agir dentro da lei, das nossas possibilidades, dentro do que nos impõe a legislação estadual, para que a Assembleia tome seu posicionamento; não de conformidade, mas de ir contra essas decisões”, declarou o presidente da Ales.

Erick Musso ainda afirmou que medidas de fechamento do comércio não são eficientes e criticou o que ele considera desaceleração da vacinação no ES. “Nós sabemos que essas medidas não são as mais eficazes e eficientes; temos a compreensão de que é preciso avançar e continuar com a vacinação. O Espírito Santo já foi 3º lugar em vacinação no país, mas hoje está perdendo essa corrida por falta de planejamento, de eficiência e eficácia; e nós temos que unir os nossos esforços para ampliar a vacinação e não termos como medidas novos fechamentos para que não venhamos quebrar mais pessoas”, finalizou.

Espírito Santo nunca teve lockdown, mas já adotou medidas restritivas

Foto: Divulgação

O governo do Espírito Santo nunca adotou lockdown – fechamento total – das atividades comerciais desde o início da pandemia. Em 2021, o Estado realizou uma quarentena obrigatória com fechamento de algumas atividades comerciais e suspensão do ônibus do Transcol. Esse posicionamento mais brando, inclusive, é alvo de críticas de especialistas, que defendem o isolamento social como solução para diminuição da pandemia.

Até agora, Casagrande não anunciou novas medidas parecidas com as do ano passado, mas com o retorno da Serra e de Vila Velha para a classificação de risco moderado, o governador pediu para que os Municípios exijam o passaporte da vacina em bares e restaurantes.

“Mas desde já, a nossa recomendação é para que os municípios que migrarão para o risco moderado na próxima semana passem a exigir o passaporte da vacina em restaurantes e bares. Hoje, ele é uma exigência em ambientes fechados, como casamentos e shows”, disse o governador na última sexta-feira.

Casagrande ainda disse que a taxa de transmissão está perto de quatro. Informou também que o número de mortes por Covid-19 aumentou na Serra.

“Estamos neste momento com o índice de transmissão perto de 4. Então uma pessoa está infectando praticamente quatro outras pessoas; o número de pessoas infectadas é muito grande. Existe uma sensação de que a variante Ômicron não é tão perigosa; de fato, pelo número de infectados, o número de quem perde a vida é bem menor. Mas os óbitos estão crescendo; proporcionalmente o crescimento não é grande, mas está crescendo em velocidade menor. Também está aumentando o número de pessoas internadas e existe uma pressão no sistema de saúde”, finalizou Casagrande.

Três vereadores deixam partidos de Pablo Muribeca e se unem a Audifax

Faltando pouco mais de uma semana para o encerramento do prazo de filiações partidárias, o meio político da Serra está agitado com a troca...

Especializada em içamento e movimentação de cargas, Sistermi completa 45 anos de mercado

Em 1979, nasceu na Serra, uma empresa destinada a se tornar um marco no setor de içamento e movimentação de cargas: a Sistermi. Quatro...

Tardezinha distribui ovos de Páscoa e faz alegria de 180 crianças capixabas

A Tardezinha, projeto do cantor Thiaguinho, e as produtoras culturais Aquarius e Booa Produções, fizeram a alegria das 180 crianças assistidas pela Creche da...

Eliziário Rangel exibe premiado filme francês neste sábado na Serra

O Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, promove neste sábado (30) uma memorável noite de cinema francês. Será exibido o aclamado...

Rodrigo Leal e Maiksuel agitam feirinha de Colina no fim de semana

Neste fim de semana, haverá uma programação especial de feriado na Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra. Nesta sexta-feira (29) e sábado (30),...

Escolhas saudáveis para uma Páscoa deliciosa

Com a temporada de Páscoa se aproximando, muitas pessoas se preparam para desfrutar de deliciosos ovos de chocolate. No entanto, é importante equilibrar o...

Kadu Vieira grava primeiro DVD na véspera de feriado

Claudio Magno Vieira Rosa mais conhecido no meio artístico como Kadu Vieira, “O Diferenciado”, é um jovem sonhador, nascido em Resplendor, Minas Gerais, que...

Inscrições abertas para cursos gratuitos na área de alimentação na Serra

Estão abertas as inscrições para três cursos gratuitos na Serra, na área de alimentação. As aulas são oferecidas pelo Senac a partir do 1º...