E veja as notícias do Brasil e do ES com destaque nas suas buscas

ES cresce mais que qualquer estado do Brasil, aponta Banco Central

Estado registrou alta de 4,4% em maio na comparação com abril e alcançou o segundo maior crescimento acumulado em 12 meses entre as unidades da
Compartilhe:
Governador Ricardo Ferraço discursa em evento da GWM no Espírito Santo
Governador Ricardo Ferraço durante evento oficial do Governo do Espírito Santo
Compartilhe:

A economia do Espírito Santo segue entre as que mais crescem no país. Dados do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), divulgados pelo Banco Central, mostram isso. Segundo o levantamento, o Estado teve o melhor desempenho do Brasil na passagem de abril para maio, com alta de 4,4%. No acumulado dos últimos 12 meses, o Espírito Santo também aparece entre os líderes. Ainda assim, o crescimento de 3,9% representa apenas o segundo melhor resultado entre os 14 estados acompanhados pela instituição.

Além disso, o desempenho capixaba ajudou a puxar os números da Região Sudeste. Enquanto isso, a região teve expansão de 1,6% no período, acima da média nacional, que ficou em 1,4%.

Espírito Santo à frente de Goiás e Ceará

Na comparação mensal, o Espírito Santo ficou na frente de Goiás (1,1%), Ceará (1,0%), Paraná (0,9%) e Santa Catarina (0,8%). Também superou Minas Gerais (0,5%), Pernambuco (0,5%), Amazonas (0,1%) e Pará (0,1%). Ou seja, nenhum outro estado monitorado pelo Banco Central cresceu tanto quanto o capixaba em maio.

Ricardo Ferraço (MDB) está à frente do Governo do Estado desde abril. Segundo ele, o resultado reflete o ambiente de estabilidade e planejamento construído nos últimos anos. Antes disso, Ferraço também atuou como vice-governador e secretário de Desenvolvimento.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

“Os dados consolidados pelo Banco Central, mostrando o Espírito Santo entre os líderes de crescimento do Brasil, comprovam que somos o Brasil que dá certo, que estamos no rumo e no ritmo certos. Eles demonstram o quanto estamos avançando na agricultura, no comércio, na indústria, na confiança e na capacidade empreendedora dos capixabas”, afirmou o governador.

Menos petróleo, mais diversificação

Ferraço ainda destacou o processo de diversificação econômica do Estado. Segundo ele, essa mudança reduziu a dependência histórica do petróleo e do gás. No passado, a arrecadação ligada ao setor já chegou a representar 20% da economia capixaba. Hoje, no entanto, responde por cerca de 5%.

“O Espírito Santo encontrou seu caminho a partir da diversificação, reduzindo a dependência desse setor e fortalecendo novas vocações econômicas. Agora é continuar trabalhando com visão de futuro, planejamento e austeridade. É assim que vamos seguir gerando emprego, oportunidades e desenvolvimento para o nosso povo”, disse.

Antes de assumir o Executivo estadual, Ferraço também esteve à frente da Secretaria de Desenvolvimento. Nessa função, coordenou, junto à equipe de governo, as ações de enfrentamento aos impactos do chamado “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos às exportações brasileiras.

Por fim, vale destacar que o IBCR é uma das principais referências para acompanhar o ritmo da economia brasileira. Além disso, ele funciona como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).

Foto de Yuri Scardini

Yuri Scardini

Yuri Scardini é diretor de jornalismo do Jornal Tempo Novo e colunista do portal. À frente da coluna Mestre Álvaro, aborda temas relevantes para quem vive na Serra, com análises aprofundadas sobre política, economia e outros assuntos que impactam diretamente a vida da população local. Seu trabalho se destaca pela leitura crítica dos fatos e pelo uso de dados para embasar reflexões sobre o município e o Espírito Santo.

Leia também