Epidemia: 13 mil doentes e seis mortes por dengue na Serra | Portal Tempo Novo

Serra, 20 de julho de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 5 de julho de 2019 às 13:55

Epidemia: 13 mil doentes e seis mortes por dengue na Serra

Por Gabriel Almeida
[email protected]

Município está enfrentando uma epidemia da doença. Foto: Agência Brasil

Enfrentando uma epidemia de dengue, a Serra já confirmou mais de 13 mil casos e seis mortes pela doença na cidade. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), que diz que está lutando para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença e também da zika e chikungunya. Entre as cidades da Grande Vitória, a Serra é a que mais tem casos de dengue confirmados.

Conforme noticiado pelo TEMPO NOVO na semana passada, o subsecretário de saúde, Aldo Lugão, confirmou que o município, assim como outras cidades brasileiras, está passando por uma epidemia de dengue.

“Se fizermos uma análise fria dos números de dengue, podemos classificar o município com alerta máximo para epidemia; mas quando você coloca a extensão do problema, que abrange vários municípios e estados, então a gente pode afirmar que é uma epidemia. Mas a expectativa para os próximos meses é de declínio nos casos”, avalia.

|Leia também: Moradores se unem e fazem caminhada de conscientização contra dengue

No total, este ano foram 13.427 casos confirmados da doença, enquanto no mesmo período em 2018, eram apenas 580. O aumento é de quase 2.220%. Zika e chikungunya tiveram, respectivamente, 83 e 31 casos na cidade em 2019. Foram seis pessoas mortas por dengue na cidade. De acordo com a Sesa, não foram registradas mortes por cika e chikungunya.

|Leia também: Governo Bolsonaro ainda não enviou inseticida para combater dengue na Serra

A Prefeitura da Serra informou, por meio de nota, que continua intensificando o combate ao mosquito. Entre as atividades de combate ao Aedes aegypti estão a passagem dos carros fumacê, visita em domicílios e a ferros-velhos, floriculturas, borracharias e terrenos baldios, além de ações de educação. Desde a última terça-feira (25), a prefeitura está realizando a Semana de Combate à dengue em Nova Almeida, onde acontecem ações educativas.




O que você acha ?

Como você avalia os 6 primeiros meses de Contarato no Senado?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por