• CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 35.992 casos
  • 711 mortes
  • 34.605 curados
24.2 C
Serra
quinta-feira, 28 janeiro - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 35.992 casos
  • 711 mortes
  • 34.605 curados

Engordamento de praia vai começar por Manguinhos e Curva da Baleia

Leia também

Reunião entre Vandinho e Coronel Ramalho confirma reforma de delegacia em Jacaraípe  

O problema na segurança é uma das principais queixas dos moradores da Grande Jacaraípe, na Serra. Embora seja um...

Empresa vence ‘queda de braço’ na Justiça e serranos poderão beber água infectada com lixo

A qualidade da água na região de Serra Sede já deixa a desejar e a situação poderá ficar ainda...
Redação Jornal Tempo Novohttp://WWW.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Situação em Manguinhos no último dia 12 de maio. De lá para cá, a erosão avançou ainda mais. Foto: Divulgação

A ampliação da faixa de areia, o chamado engordamento,  vai começar por Manguinhos e Curva da Baleia na Serra. Mas o serviço, que será executado pela Prefeitura, só deve ser iniciado depois de junho.

Na última quarta-feira  (10) foi publicado no Diário Oficial dos Municípios (DOM/ES) que a Prefeitura da Serra fara licitação na modalidade Tomada de Preços para contratar empresa executora do serviço. Os envelopes com a proposta das empresas interessadas serão abertos no próximo dia 30 de junho às 10h na Secretaria Municipal de Obras (Seob). Ganha quem oferecer o menor preço. Essa licitação só vale para o engordamento da Curva da Baleia.

Na publicação, ficou detalhado que a jazida será em áreas terrestres de Jacaraípe. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) havia dito que a praia próximo à Praça Encontro das Águas, por ter uma extensão de areia expressiva, será o ponto de extração do material a ser levado para Manguinhos e Curva da Baleia.

Os dois últimos vem sofrendo intensa erosão do mar. Principalmente Manguinhos, onde a força das ondas já acabou com uma rua e agora já danifica imóveis localizados entre o Recanto dos Profetas e o Vagão.

Em maio a Prefeitura havia informado que oito áreas em cinco praias devem receber o engordamento. São elas: Manguinhos e Jacaraípe (Curva da Baleia fica entre os dois); Costa Bela; Marbela e Nova Almeida. Ao todo, será recuperada uma área de, aproximadamente, 61,3 mil m2. A Prefeitura também prometeu recuperar a vegetação de restinga nos trechos.

Como nem todos eles estão contemplados na licitação aberta esta semana, devem acontecer novas licitações para a sequência do serviço. Além da foz do rio Jacaraípe, a areia da foz do rio Reis Magos em Nova Almeida também é apontada como jazida no projeto da Prefeitura.

Polêmicas

Ainda em 2019,quando foi apresentado pela prefeitura da Serra, o projeto de engordamento das praias foi alvo de críticas de ambientalistas e surfistas. Apesar de reconhecerem a necessidade de intervenções para conter o avanço do mar em locais onde erosão está intensa, argumentam que o engordamento pode gerar impactos ambientais negativos. Entenda.

Dizem também que o projeto apresentado pela Prefeitura não contem os estudos adequados. Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) nega que os estudos sejam incompletos e diz que o impacto do engordamento será positivo.

 

Redação Jornal Tempo Novohttp://WWW.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!