Enem: Contarato critica tema da redação e diz que Bolsonaro “evitou” tratar da ‘Ditadura’

Compartilhe:
O senador capixaba e o presidente Jair Bolsonaro. Foto: Divulgação

A prova do Enem do último domingo (03) pegou muita gente desprevenida. Isso porque o tema da redação surpreendeu até professores e especialistas: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Este foi o primeiro exame aplicado no Governo de Jair Bolsonaro (PSL).

Este tema suscitou algumas críticas, entre elas a do senador capixaba, Fabiano Contarato (Rede). Ele disse que o Governo evitou tratar da Ditadura Militar e criticou “desmonte” na área do cinema nacional.

“A prova do ENEM evitou um tema que o governo vive se negando a reconhecer: a Ditadura. Assim, deu abrigo à sua ideologia, ou seja, a negação dos fatos históricos. Na questão da democratização do cinema, tema da redação do Enem, bem que o governo poderia fazer o seu dever de casa. Não basta falar de democratização, tem de caminhar nessa direção. Não é desmontando a Ancine e nem “vetando” editais de produções da diversidade”, disse Contarato.

Sobre a Ancine, o senador capixaba se refere ao corte de verba do (Fundo Setorial do Audiovisual) de 43% para 2020. O que pode significar o menor repasse de verbas para a Ancine desde 2012. Em 2020, a Ancine terá R$ 300 milhões, contra R$ 650 milhões este ano. A Ancine faz aporte de investimentos em produções, em busca de retorno financeiro.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também