28.2 C
Serra
domingo, 15 de dezembro de 2019

“Eleição fica comprometida”, diz Helder sobre vazamento de site

Leia também

Morador da Serra é o inventor da célula de segurança para coletores de lixo

Jean Carlos Gonçalves é o inventor do equipamento, que pode salvar vidas de coletores de lixo em todo o país

Sermus anuncia ‘pacote de bondade’ do Executivo

Conteúdo patrocinado Faltando 17 dias para terminar o ano, o presidente do Sindicato dos Servidores da Serra -Sermus, Osvaldino Luiz...

Vanessa da Mata, Jeremias Reis e Natércia Lopes em show gratuito na Praça do Papa

Um dos ícones da MPB, Vanessa da Mata, será a convidada especial do Natal de Encantos 2019 que acontece...
Vilson Vieira Jrhttps://www.portaltemponovo.com.br%20
Morador da Serra, Vilson Vieira Junior é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Esporte.

Deputado diz que a denúncia é grave e requer investigação imediata da Justiça. (Foto: Rodrigo Pertoti/Câmara dos Deputados/Divulgação)

A repercussão diante da polêmica gerada pela revelação das supostas conversas entre o então juiz (e atual ministro de Bolsonaro) Sérgio Moro e procuradores da Lava Jato continua gerando reações de todos os lados do espectro político brasileiro.

Para comentar a denúncia, divulgada neste fim de semana pelo site jornalístico The Intercept, o TEMPO NOVO está conversando com lideranças locais como o ex-deputado Carlos Manato (leia aqui). Já nesta reportagem, o jornal buscou o deputado federal capixaba Hélder Salomão (PT), que tem sido uma das principais vozes no Congresso em defesa de Lula e da tese do golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff. O parlamentar avalia a denúncia como “gravíssima”, e ainda classifica como “crime” a conduta de Sérgio Moro.

Segundo ele, considerando o que dizem o Código de Processo Civil e a Constituição Federal, a conduta do juiz e dos procuradores da Lava Jato ficam sob suspeição, assim como toda a investigação. “Ele rasgou as leis brasileiras. Quem julga não pode aconselhar ou orientar nenhuma das partes do processo. E ele [o juiz Moro] aconselhou o procurador de como ele deveria proceder. Nesse caso, o processo está maculado”, avaliou.

Na opinião do deputado, a Lava Jato, na forma como foi conduzida, interferiu diretamente no processo eleitoral de 2018. “Ficou claro que o julgamento de Lula foi político e que foi para interferir no processo eleitoral. E que era preciso fazer toda uma articulação para condenar sem provas. Inclusive, o resultado das eleições fica comprometido. Talvez este seja o maior escândalo da história da nossa República”, disparou Hélder.

Hélder cobra, ainda, providências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no sentido de investigar as condutas do juiz e dos procuradores, os quais, segundo o deputado, “exorbitaram suas atribuições e competências”. “O Brasil perde seu status de Estado Democrático de Direito, e as consequências disso são trágicas para a população”, vislumbra Hélder.

Segundo a reportagem do The Intercept, divulgada neste domingo (9), Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol trocaram mensagens de texto que revelam que o então juiz federal teria sugerido ao procurador que trocasse a ordem de fases da Lava Jato, cobrou agilidade em novas operações, deu conselhos e pistas informais de investigação, além de ter antecipado uma decisão; também teria criticado e sugerido recursos ao Ministério Público.

Comentários

Mais notícias

Sermus anuncia ‘pacote de bondade’ do Executivo

Conteúdo patrocinado Faltando 17 dias para terminar o ano, o presidente do Sindicato dos Servidores da Serra -Sermus, Osvaldino Luiz Marinho, traz uma boa notícia...

Vanessa da Mata, Jeremias Reis e Natércia Lopes em show gratuito na Praça do Papa

Um dos ícones da MPB, Vanessa da Mata, será a convidada especial do Natal de Encantos 2019 que acontece neste sábado (14), a partir...

Sábado e domingo com mostra de filmes, auto de Natal e palestra em São Diogo

O Centro Cultural Eliziário, em São Diogo, na Serra, vai promover neste fim de semana uma série de agendas antes de seu recesso que...

Dia Nacional do Forró com show de Trio Lubião de graça no Parque da Cidade

Forrozeiros de todo Brasil comemoram o Dia Nacional do Forró nesta sexta-feira (13). E na Serra, vai ter festa em alusão a data e...

Você também pode ler

Conteúdo patrocinado

Comentários
javascript:void(0)
close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!