Direito no Cotidiano

Dicas e cuidados para não ser vítima de golpes digitais

As mensagens digitais, seja para o e-mail ou para os aplicativos de mensagens dos diversos aplicativos existentes como Wattsapp, Telegram e outros, já se tornaram essenciais no dia a dia das pessoas tanto para atividades privadas como para atividades profissionais.

Neste mundo digital, inevitavelmente, recebemos mensagens indesejadas de publicidade (spam) e de fraude que conseguem ultrapassar as proteções já existentes nos e-mails e aplicativos, o que torna de grande valia um cuidado extra por parte dos próprios usuários.

O maior meio de spam no Brasil se dá através das ligações telefônicas. De acordo com levantamento do aplicativo True Caller, em 2021, o país registrou uma média de 32,9 chamadas spam por usuário ao mês.

Através de mensagens eletrônicas (e-mails, SMS ou aplicativos), segundo pesquisa da empresa Avast, 55% dos entrevistados sofreram ataques de phishing em 2021, mensagens com links para clicar e que roubam dados do usuário.

Os cuidados para evitar cair em golpes digitais envolvem excluir e marcar a empresa ou pessoa indesejada como spam; configurar o e-mail e aplicativos de mensagens para não carregar imagens de remetentes desconhecidos; nunca clicar em links indicados no e-mail ou nas mensagens, principalmente se o assunto for relacionado a bancos, empréstimos, notícias extraordinárias, cadastramentos ou recadastramentos, ofertas de emprego ou qualquer tipo de ganho financeiro fácil. Na dúvida, não clique.

+ Quer mudar seu nome? Agora está menos difícil

Os golpistas vão sempre buscar despertar atenção através de algo relevante ou de grande importância para a pessoa, além disso, mesmo quem já está alerta pode ser enganado através de uma mensagem indesejada que no fim diz que “caso não queira mais receber esse tipo de conteúdo basta clicar abaixo”. Pronto, você acabou de clicar em um link phishing.

Para coibir esse tipo de prática, o Código Penal por meio da lei 14.155/21, passou a tornar mais graves os crimes de violação de dispositivo informático, furto e estelionato cometidos de forma eletrônica ou pela internet.

Mas, o que fazer caso sofra um golpe pela Internet?

A primeira coisa é entrar em contato com os responsáveis pelo aplicativo de mensagem ou e-mail e informar a fraude e solicitar o bloqueio da conta. Em seguida pedir para que seus contatos denunciem a fraude ou o golpe para que as plataformas digitais possam bloquear o ataque.

Por fim, registrar um boletim de ocorrência na delegacia especializada em crimes digitais informando tudo o que aconteceu e, se possível, com “print” das telas da conta invadida, das conversas e da denúncia feita junto à rede social.

Cristiane Puppim

A autora é Advogada especialista em Direito Civil, com ênfase em direito imobiliário e condominial.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

14 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

15 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

15 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

16 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

16 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

16 horas atrás