Serra, 22 de setembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Meio Ambiente

Serra, 12 de Janeiro de 2018 às 9:00

Dez praias estão próprias para banho, mas fuja da foz de córregos


Rio Guaxindiba entre Bicanga e Manguinhos: pessoas – incluindo crianças e até uma mulher grávida – tomavam banho nele na tarde da última segunda-feira (08). Foto: Gabriel Almeida

Dez dos 11 pontos monitorados nas praias da Serra estão próprios para banho. É o que aponta o levantamento feito no último dia 02 de janeiro pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O maior perigo está nos trechos de praias onde caem córregos, que não são monitorados.

Das áreas monitoradas, o único local impróprio fica em Nova Almeida, em frente ao Bar da Orla, cujo acesso a praia é feito por deck de madeira. Já os pontos monitorados cuja presença de coliformes (bactérias presentes nas fezes humanas e de animais) estão abaixo do limite considerado seguro por lei, são:  em Jacaraípe, em frente às ruas Marília Resende Coutinho e Caiçaras, e na frente da Colônia de Férias; Lagoa de Carapebus, indo pelo acesso principal, ao lado da Colônia de Férias; Em Nova Almeida, apenas no final do calçadão, em frente à Rua do Guilherme Becker.

Em outras palavras, nesses locais o banho é considerado seguro do ponto de vista da contaminação. Também estão liberados em Bicanga o ponto próximo da Avenida Beira-Mar; em Praia de Carapebus, em frente à Colônia de Pescadores e da Rua Projetava Vinte e Nove;  em Manguinhos, os dois pontos são, em frente da Primeira Estação de Manguinhos e da Rua Governador Francisco de Aguiar.

O fato de ter apenas um ponto impróprio não significa que se pode entrar em qualquer lugar nas praias da Serra. Isso porque há rios e córregos poluídos com esgoto doméstico e industrial que deságuam nelas e esses pontos não são monitorados. Por isso a recomendação é não cair no mar perto de desses rios e riachos. Nem nas lagoas, que também recebem carga de esgoto e não são monitoradas.

Um exemplo de perigo é a foz do rio Guaxindiba entre Bicanga e Manguinhos. Apesar dele receber as águas imundas dos córregos São Diogo e Laranjeiras, pessoas – incluindo crianças e até uma mulher grávida – tomavam banho nele na tarde da última segunda-feira (08).

A prefeitura disse ter colocado placas proibindo o banho nos trechos de praias onde há foz de rios e córregos, mas a reportagem não constatou o aviso na foz do Guaxindiba.    




O que você acha ?

Qual é a sua avaliação sobre a qualidade de água dos córregos, rios e lagoas da Serra ?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por