Deputados aprovam punição para quem fizer fotos de cadáveres

A ideia é punir autores pela captura e divulgação de fotos de cadáveres
Compartilhe:
O projeto é de autoria do deputado Marcelo Santos (PMDB). Foto: Divulgação
O projeto é de autoria do deputado Marcelo Santos (PMDB). Foto: Divulgação

Uma cena comum com a popularização dos telefones celulares equipados com câmera é o registro fotográfico por parte dos cidadãos sobre situações corriqueiras das ruas. Mas algumas imagens podem levar ao constrangimento de quem foi fotografado, ou de seus familiares, como aconteceu recentemente com a veiculação das fotos da autópsia realizada em um famoso cantor sertanejo, morto em um acidente de carro.

Pensando nisso, deputados estaduais aprovaram, na sessão desta quarta-feira (30), com emendas, o Projeto de Lei (PL) 287/2015, que estabelece a proibição e sanções pela captura de imagem de cadáveres. A matéria é de autoria do deputado Marcelo Santos (PMDB).

Uma das emendas estabeleceu que a proibição aplica-se a prepostos (aqueles que dirigem um serviço por delegação da pessoa competente) de clínicas ou laboratórios de tanatopraxia (técnica de conservação dos corpos) e de empresa na prestação de serviços funerários.

A outra emenda altera o artigo 2º para adequá-lo à nova redação, mantendo a cassação da inscrição estadual das empresas que cometerem a prática e a multa de 50.000 Valores de Referência do Tesouro Estadual (VRTEs), cerca de R$ 15 mil. O projeto exclui das punições os casos em que as imagens forem capturadas por ordem judicial para fins de investigação penal ou para estudos acadêmicos ou científicos.

Como a aprovação incluiu as emendas, o projeto segue para a redação final no colegiado de Justiça. Depois, voltará ao Plenário para a votação da redação e, em seguida, será enviada ao governador Paulo Hartung (PMDB) para análise.

 

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também