Deputado quer associação para crianças com transtornos psíquicos

Compartilhe:
Bruno Lamas durante conversa com mães em seu gabinete. Foto: Assessoria parlamentar

O deputado Bruno Lamas (PSB) recebeu, em seu gabinete, um grupo de mães que buscam criar uma associação para crianças com transtornos psíquicos no Estado. Essas mães estão preocupadas com a qualidade da educação de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) e dislexia.

O parlamentar, que é presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, colocou-se à disposição para ajudá-las na criação de uma associação estadual que irá discutir os transtornos e buscar soluções com políticas públicas de desenvolvimento, tanto no âmbito escolar como na rede de saúde.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Representando pais e mães que possuem filhos com tais transtornos, Sônia Damasceno e Mariana Fernandes foram ao gabinete do parlamentar e relataram as dificuldades enfrentadas no dia a dia por essas crianças.

O TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. O transtorno na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores.

 

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 24 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também