Deputado propõe CPI para investigar racismo no Estado

Compartilhe:
O PL tramita na Assembleia Legislativa. Foto: Gilberto Paulino
Bruno Lamas quer punição para atitudes racistas no Estado. Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa estuda a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de racismo no Estado, principalmente em estabelecimentos comerciais. A proposição é do deputado estadual Bruno Lamas (PSB), durante a sessão desta terça-feira (24).

Para a CPI ser lida em plenário são necessárias 10 assinaturas, e a aprovação da abertura de uma sexta comissão, uma vez que cinco CPIs já estão abertas na Casa.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

“Nosso requerimento é extraordinário. A Assembleia tem o papel de fiscalizar. Uma comissão traz o problema à pauta diária e inibe novos crimes”, destacou Bruno.

A proposta recebeu até agora a adesão dos colegas Dary Pagung (PSB), líder do governo; Janete de Sá (PMN), Marcos Garcia (PV) e Hércules Silveira (MDB).

Racismo:

Racismo é o ato de discriminar uma pessoa ou grupo por associar suas características físicas e étnicas a estigmas, estereótipos e preconceitos. Essa distinção implica num tratamento diferenciado, que resulta em exclusão, segregação e opressão. A pena prevista para o infrator é de 2 a 5 anos de reclusão e multa.

 

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 24 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também