Deputado propõe CPI para investigar racismo no Estado

Compartilhe:
O PL tramita na Assembleia Legislativa. Foto: Gilberto Paulino
Bruno Lamas quer punição para atitudes racistas no Estado. Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa estuda a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de racismo no Estado, principalmente em estabelecimentos comerciais. A proposição é do deputado estadual Bruno Lamas (PSB), durante a sessão desta terça-feira (24).

Para a CPI ser lida em plenário são necessárias 10 assinaturas, e a aprovação da abertura de uma sexta comissão, uma vez que cinco CPIs já estão abertas na Casa.

“Nosso requerimento é extraordinário. A Assembleia tem o papel de fiscalizar. Uma comissão traz o problema à pauta diária e inibe novos crimes”, destacou Bruno.

A proposta recebeu até agora a adesão dos colegas Dary Pagung (PSB), líder do governo; Janete de Sá (PMN), Marcos Garcia (PV) e Hércules Silveira (MDB).

Racismo:

Racismo é o ato de discriminar uma pessoa ou grupo por associar suas características físicas e étnicas a estigmas, estereótipos e preconceitos. Essa distinção implica num tratamento diferenciado, que resulta em exclusão, segregação e opressão. A pena prevista para o infrator é de 2 a 5 anos de reclusão e multa.

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também