Deputado propõe compra de ônibus elétricos para o ES

Compartilhe:
A proposição do deputado Fabrício Gandini, segue o exemplo de estados como São Paulo que já possuem o sistema. Foto: Divulgação / Ales
A proposição do deputado Fabrício Gandini, segue o exemplo de estados como São Paulo que já possuem o sistema. Foto: Divulgação / Ales

Adquirir ônibus elétricos para as linhas de passageiros do sistema Transcol. Essa é a proposição do deputado estadual  Fabrício Gandini (Cidadania) que protocolou projeto de indicação ao governo do Estado para que novos coletivos com esta modalidade.

A proposta é que as unidades alimentadas com energia renovável sejam adotadas de forma piloto, a exemplo do que ocorreu na cidade de São Paulo. Caso a proposta seja bem sucedida, eles podem ter papel importante na redução da poluição atmosférica. “Esses veículos diminuem a emissão de dióxido de carbono em até 1,8 toneladas ao ano. A longo prazo, isso traria inúmeros benefícios para o meio ambiente e saúde da população”, destaca Gandini.

Os modelos de ônibus elétricos já adotados em outras localidades do país são alimentados por baterias de fosfato de ferro (LiFePO4) que levam, em média, cinco horas para ser recarregadas e possuem autonomia de 250 km a 300 km, dependendo das condições de operação.

Em complemento às baterias, o veículo elétrico padrão conta com motores elétricos embutidos nas rodas, além de sistemas auxiliares hidráulicos e pneumáticos. Desse modo, o sistema de tração do veículo consegue transformar energia cinética em elétrica para armazená-la nas baterias.

Os ônibus elétricos são mais silenciosos, econômicos e não poluentes. A redução em cerca de 1,8 toneladas a emissão de C02 por cada unidade representa o plantio de mais de 11 árvores ao ano.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também