Depois de causar alvoroço Jiboia é resgatada dentro de terreno de empresa na Serra

Compartilhe:
A jiboia foi resgatada no final da manhã desta quinta (11). Foto: Secretaria de Meio Ambiente

A Serra tem muita região de mata, lagoas e rios que são locais propícios para a sobrevivência de muitos animais silvestres. E no final da manhã desta quinta-feira (11) por volta das 11h15 uma jiboia foi resgatada num bairro da cidade.

O resgate da serpente ocorreu em Rosário de Fátima, dentro da empresa IP Engenharia. A jiboia causou um verdadeiro alvoroço dentro do terreno da empresa.

A informação é do Auditor Fiscal de Atividade Urbana de Meio Ambiente, Ronaldo Freire, que disse que a cobra estava os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, devolveram o animal ao seu habitat natural, num local próximo a lagoa Juara, na região de Jacaraípe, já que o mesmo estava em boas condições de saúde.

[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]

Segundo o biólogo Cláudio Santiago a jiboia é uma cobra é inofensiva – de nome científico ‘Boa constrictor’. “É um animal inofensivo e que não é preciso ter medo, porém não se deve tocar, caso não seja habilitado para tal situação. O melhor é entrar em contato com os órgãos ambientais competentes para tomarem as devidas providências”.

Segundo a Prefeitura da Serra, em 2020, a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) realizou 538 resgates. Em 2019, foram 490.

Esse aumento já começou a ser percebido logo no primeiro semestre deste ano, quando houve um acréscimo de cerca de 40% de resgates de animais silvestres, comparado ao mesmo período de 2019. Ao todo, de janeiro a junho, foram 262 chamados para resgate. Em 2019, no mesmo período, tinham sido 185.

Entre os animais que mais “passearam” nas áreas urbanas da cidade estão as cobras e os gambás. Mas também houve chamados para resgate de outros bichos mais “incomuns”, como raposa, jacaré e bicho-preguiça.

Os animais machucados são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que fica na Área de Proteção Ambiental (Apa) da lagoa Jacuném, em Barcelona. O local pertence ao Ibama.

Os moradores que encontrarem animais silvestres devem acionar a equipe de resgate pelos telefones (27) 3291-7435 ou (27) 99951-2321. Importante ressaltar que maltratar animal silvestre é crime.

 

 

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também