Serra, 19 de agosto de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Amar é o Bicho

por Ana Paula Bonelli

Serra, 17 de Janeiro de 2018 às 13:42

Denúncia de envenenamento de gatos em Morada de Laranjeiras


 

As cuidadores desconfiam que estejam usando o veneno conhecido como chumbinho para matar os gatos. Foto: Reprodução internet

Cuidadores de animais de Morada de Laranjeiras denunciam casos de envenenamento de gatos em ruas do bairro. Segundo relatos, os fatos têm acontecido na rua das Pêras e seis animais já foram encontrados mortos, possivelmente, com o veneno conhecido como chumbinho.

“Nós alimentamos eles há mais de dois anos e compramos ração com recursos próprios. Existe um terreno abandonado no qual boa parte deles ficavam lá, em média 30 gatos. Há mais ou menos um ano atrás, um gatinho apareceu morto. Agora encontramos cinco corpinhos. Recebi um relato de uma vizinha de que um morador estava colocando um cachorro dentro deste terreno para matar os gatos, ele chegou a matar dois filhotes”, conta Flávia Moutinho, moradora da região que está apavorada com a situação.

Flávia desabafa e se diz revoltada com os casos. “É uma mistura de tristeza e revolta, pois os bichinhos não fazem mal a ninguém, são bem ariscos até. A pessoa que comete esta atitude é muito covarde, pois aproveita a necessidade do animal de se alimentar para matá-lo”, conta.

Angela Colodetti também cuida dos gatos que moram na rua. Ela conta que o problema está acontecendo desde agosto/setembro do ano passado. “Tiraram o cadeado do portão e em seguida começaram a soltar cachorros dentro do terreno para correr atrás dos gatinhos. Foi uma matança. Primeiro machucaram dois, resgatei um, fiz raio x e ele estava com as costelas e o femur fraturado, provavelmente por chutes. Agora em janeiro começaram aparecer gatinhos mortos com veneno. Isso me chocou muito porque tenho pelos animais muita misericórdia, quantas vezes eu deixei de ficar fora um fim de semana porque tinha um compromisso comigo em dar alimento e água para eles duas vezes por dia. Nós queremos que isso pare, que as pessoas tenham consciência e que respeitem os animais”.

A moradora fez inclusive boletim de ocorrência relatando os casos na Polícia Civil. 

Por meio de nota a Polícia Civil informou que o caso está sendo investigado na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e Patrimônio Cultural. O autor desse tipo de crime é atuado no Artigo 32 – por maus tratos aos animais – previsto na Lei de Crimes Ambientais. É importante os donos dos animais formalizarem as ocorrências, tanto nessa delegacia como nas de bairro, para que a Polícia Civil tome conhecimento dos fatos e eles sejam investigados. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo 181, ou em caso de flagrante, deve-se acionar a Polícia Militar pelo 190.




O que você acha ?

Os novos investimentos ambientais anunciados por Vale e Arcelor vão reduzir o pó preto?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por