E veja as notícias do Brasil e do ES com destaque nas suas buscas

DEM-Serra se pronuncia sobre aliança com Audifax: ‘abomino a prática da canetada partidária’

Compartilhe:
Audifax tenta montar grupo partidário para ser candidato a governador. Foto: Gabriel Almeida
Compartilhe:

 

Audifax tenta montar grupo partidário para ser candidato a governador. Foto: Gabriel Almeida

Assim como adiantado pela Coluna Mestre Álvaro, o Democratas está ombreado com o ex-prefeito Audifax Barcelos visando a eleição de 2022 (leia aqui). A ideia é formar um grupo partidário e alçar Audifax na condição de candidato a governador. O ex-prefeito ficará na Rede, já que tem a garantia de receber recursos do partido na ordem de R$ 9 milhões. Enquanto o principal líder do DEM, o deputado Theodorico Ferraço rasga elogios a Audifax, ao mesmo tempo faz uma ferrenha oposição ao atual governador Renato Casagrande.

O DEM, inclusive, pode ser porta de entrada para receber audifistas; na verdade isso já está ocorrendo, já que em maio, o empresário e amigo pessoal de Audifax, Edílson Duarte passou a ser membro da nova diretoria do DEM.

A reportagem ouviu o presidente municipal do DEM, Adaucto Morais. Em tom de desacordo, ele parece não aprovar a aliança com Audifax e vai querer dialogar internamente no partido.

“Na política o diálogo é fundamental. Em véspera de ano eleitoral, intensificam-se as conversas, isso é natural. O DEM na Serra se organizou, montou chapa, elegeu vereador e está pronto para contribuir com a construção do processo eleitoral estadual onde certamente a sigla ampliará sua bancada na ALES e no Congresso Nacional. Como diz o líder maior do DEM nos estado, deputado Teodorico Ferraço, estamos ‘prudentes como serpentes e humildes como pombas’, disse

Segundo Adaucto, um possível filiação do ex-vereador Fábio Duarte – que tem sido ventilada – não poderá ser barrada pela municipal, caso venha por vias do diretório capixaba; no entanto ela afirma que não aceitará ‘canetada’.

“Em relação à filiação dos Duarte (Edílson e Fábio Duarte), se for filado via estadual não tenho como concordar ou discordar pois passa pela Executiva Estadual. No que diz respeito ao comando municipal , reitero o compromisso de continuar com nosso grupo político no comando. Inclusive antes de me manifestar conversei muito com o deputado Ferraço esta semana e o mesmo reafirmou o compromisso conosco. Aproveito para ressaltar que a abomino a prática da canetada partidária  utilizada por algumas raposas políticas da Serra. Partido se constrói com grupo , honestidade e competência”, deu o recado Adaucto.

Foto de Yuri Scardini

Yuri Scardini

Yuri Scardini é jornalista, publisher e sócio-diretor do Jornal Tempo Novo, veículo fundado em 1983 na Serra (ES) e referência na cobertura da Serra e da Grande Vitória. Conduziu a transformação digital do jornal, que em 2025 foi eleito o melhor site estadual de notícias no Brasil Publisher Awards. No portal, assina a coluna Mestre Álvaro, com análises sobre política, economia, segurança pública, infraestrutura e meio ambiente, sempre com leitura crítica dos fatos e apoio em dados. Formado em Administração pela Ufes, é autor do livro Serra: a história de uma cidade (2024). Recebeu a Ordem do Mérito Domingos Martins e a Comenda Augusto Ruschi, da Assembleia Legislativa do ES, e a Comenda Nelson Mandela, da Câmara Municipal da Serra. Com leitura crítica dos fatos e uso de dados públicos, acompanha de perto a gestão municipal, as eleições e os temas que mexem com o dia a dia de quem vive na Serra. É autor do livro Serra: a história de uma cidade (2024), uma reconstituição jornalística da trajetória do município.

Leia também