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De viaduto a novas vias: Vidigal anuncia pacote de obras que vão mudar a dinâmica urbana da Serra

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Prefeito concedeu entrevista ao Jornal Tempo Novo nesta semana e detalhou novos investimentos que serão feitos na cidade a partir deste ano. Foto: Divulgação

Com a projeção de atingir a marca de 1 milhão de moradores até 2030, a Serra está recebendo investimentos que prometem melhorar a mobilidade urbana da cidade e permitir que o Município siga em ritmo de crescimento. E para o segundo semestre de 2022 e todo o ano de 2023, são esperadas as execuções de grandes e importantes obras. Boa parte delas será feita com recurso oriundo do empréstimo de R$ 300 milhões que serão contratados pela Prefeitura da Serra junto à Caixa Econômica Federal.

Durante entrevista concedida ao Jornal TEMPO NOVO, nesta semana, o prefeito Sergio Vidigal detalhou quais serão estes investimentos, que podem ser iniciados nos próximos meses.

As principais obras que serão executadas com o recurso oriundo da operação de crédito são: Binário da Norte Sul; Mergulhão na divisa de Bairro de Fátima com Vitória; viaduto no Trevo de Cidade Pomar, na BR-101; construção de uma nova estrada que vai ligar Serra Sede ao litoral serrano; construção de ‘rotatória’ na entrada lateral de Taquara pela Norte Sul sentido Barcelona; nova avenida em Carapina Grande; e duplicação da avenida Ártica, em Cidade Continental.

De acordo com o prefeito, o dinheiro do empréstimo ainda não está sendo aplicado, já que é necessário que os projetos destas obras fiquem prontos e tenha aprovação do banco. “Por enquanto a gente não está utilizando a operação de crédito porque vamos começar a utilizar somente depois que os projetos ficarem prontos. Esses projetos já estão sendo elaborados”, disse Vidigal.

Halpher Luiggi conversou com a reportagem e contou mais sobre as novas obras. Foto: Divulgação

O secretário de Infraestrutura da Serra, Halpher Luigi, também conversou com o TEMPO NOVO. Ele detalhou que, além destes R$ 300 milhões oriundos da operação de crédito, o Município busca novos financiamentos para outras importantes construções.

“Boa parte destas obras irão entrar nesses R$ 300 milhões, mas essa decisão ainda está sendo tomada pelo prefeito. É ele, junto ao seu secretariado, que define quais investimentos serão realizados como este recurso. Mas podemos garantir que todas essas obras serão feitas e algumas com muita urgência”, destacou o secretário.

Abaixo, você pode conferir o detalhamento de cada uma das futuras obras:

  • Trevo de Cidade Pomar com viaduto na BR-101
Viaduto será construído no trevo de Cidade Pomar. Foto: Divulgação

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, o anteprojeto para a construção de um viaduto no Trevo de Cidade de Pomar, fazendo ligação do bairro à BR-101 está finalizado. O Município explicou que será feita uma interseção de dois níveis no trevo (viaduto), com o intuito de melhorar o fluxo no local. O investimento deve ser de R$ 45 milhões.

Além disso, será construída uma faixa adicional, ao lado das atuais duas faixas da BR-101. A pista será iniciada na entrada de Cidade Pomar e seguirá até o Viaduto de Campinho da Serra. Toda a subida da BR-101 à Cidade de Pomar também será pavimentada e contará com calçada.

O secretário Halpher Luigi adiantou que a licitação para a pavimentação deste trecho está sendo finalizada e as obras devem começar em breve. Já a construção do viaduto deve ser licitada no segundo semestre e as obras devem ser iniciadas no início de 2023.

“Pretendemos licitar isso pelo menos no segundo semestre deste ano e as obras começam ano que vem. Mas como o trecho ainda não foi municipalizado, e isso só deve acontecer ano que vem, a gente depende, é claro, de uma anuência da Eco101 e da ANTT para poder continuar o serviço”, destacou o secretário.

Vale ressaltar que esse trecho da BR-101, na entrada de Cidade Pomar, já foi considerado o 12º mais perigoso do Brasil. Inclusive, a construção deste viaduto – que agora será feito pelo Município – já foi alvo de um imbróglio judicial entre a Eco101 – concessionária que administra a BR – e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

O Dnit era para ter construído a passagem de nível entre 2010 e 2012, o que não aconteceu. Já a Eco101 – que firmou contrato para administrar o trecho capixaba da BR-101 em 2013 – jogou a responsabilidade da construção para o órgão federal e não assumiu a obra.

É importante ainda destacar que, apesar da Eco101 ter assumido a rodovia em 2013, somente em 2020 começou o processo de se responsabilizar pelo trecho entre os quilômetros 260 e 262, nas proximidades de Cidade Pomar. Ou seja, até agora, o trecho pode ser considerado ‘sem dono’, já que nem o DNIT, nem a Eco, assumem a responsabilidade.

A concessionária informou que segue com o processo para assumir o trecho e que, por enquanto, realiza somente reparos emergenciais. Esse parte da via também é conhecida como ‘trevo da morte’, já que antes da instalação de radares, o local era palco de acidentes corriqueiros e com vítimas fatais.

  • Mergulhão na Norte Sul em Eurico Salles
Mergulhão será feito na divisa Serra x Vitória. Foto: Divulgação

Outra grande obra para a mobilidade urbana será a construção de um mergulhão na avenida Norte Sul, em Eurico Salles, que promete auxiliar no desafogamento do trânsito da região, trazendo mais fluidez e evitando engarrafamentos que atrapalham a vida de milhares de serranos e moradores de outras cidades que transitam pelo local.

Informações internas do Município estimam que serão investidos aproximadamente R$ 55 milhões. No momento, a Prefeitura já possui um anteprojeto finalizado para ser licitado através de Regime Diferenciado de Contratação (RDC).

No entanto, antes de publicar o edital, o prefeito Sergio Vidigal vai se encontrar com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini. Os dois gestores precisam acertar alguns pontos da obra, já que a construção também beneficiará a capital. Haverá desapropriações na Serra e em Vitória.

O mergulhão será construído no cruzamento da avenida Norte Sul com a avenida João Palácio, na divisa de Serra com Vitória, próximo ao shopping Mestre Álvaro e com a av. José Rato na entrada de Bairro de Fátima. O investimento tem como principal objetivo acabar com o gargalo no trânsito que se forma nessa região, principalmente nos horários de pico.

Além disso, é importante ressaltar, que a obra municipal ocorrerá numa região que está recebendo investimentos do Governo do Estado. Na prática, enquanto a administração de Renato Casagrande (PSB) vai solucionar um dos principais problemas de engarrafamentos na BR-101 com o Trevo de Carapina, o governo de Vidigal resolverá o congestionamento da Norte Sul.

O secretário Halpher Luigi informou que o edital deve ser publicado em junho deste ano. “Não queremos publicar este edital depois de junho. É possível que esta obra seja iniciada até janeiro de 2023, mas vale destacar que, neste modelo de contratação, a empresa vencedora da licitação, precisa de um tempo para criar o projeto da obra”, acrescentou.

  • Binário da Norte Sul
Trecho da Norte Sul será transformado em mão única com três faixas. Foto: Arquivo Tempo Novo

A obra do Binário da Norte-Sul que custará aproximadamente R$ 70 milhões será feita da entrada da Arcelor Mittal Tubarão, em Carapina até o cruzamento da rodovia ES-010, em Jardim Limoeiro. Esse trecho se tornará de mão única em três faixas no sentido Vitória x Serra.

O projeto prevê ainda que os motoristas que seguirem no sentido oposto terão que passar pela Avenida Lourival Nunes (paralela a Norte Sul), que também passará a ter três faixas. Cerca de 1,7 quilômetro vai receber a alteração.

O Município disse que a licitação já deve ser concluída na semana que vem e a ordem de serviço deve ser assinada em junho deste ano.

Vale ressaltar que essa obra havia sido anunciada pela gestão do ex-prefeito Audifax Barcelos (Rede) e deveria ter sido concluída há quase dois anos, mas até hoje a construção não saiu do papel.

Projeção da gestão anterior de como seria o binário. O projeto pode ter sofrido adaptações. Foto: Divulgação
  • Variante de São Domingos
Estrada vai ligar o Centro da Serra ao balneário de Jacaraípe. Foto: Divulgação

A Variante de São Domingos também é uma importante obra, segundo a Prefeitura da Serra. Trata-se de uma nova estrada, que fará ligação de Serra Sede a Jacaraípe, ou seja, vai conectar o centro da cidade com um dos principais balneários.

Ainda não há muitos detalhes sobre o projeto desta obra. No entanto, ela também pode ser inclusa no orçamento de R$ 300 milhões do empréstimo. Caso isso não ocorra, o Município pretende buscar novas formas de financiamento para a construção.

A estrada passará ao sul do bairro São Domingos, por fora da comunidade, ao contrário, do que faz hoje a avenida Audifax Barcelos, que corta por dentro do bairro e é considerada pela gestão atual como de difícil acesso, principalmente para quem não conhece a região.

O Município espera gastar cerca de R$ 55 milhões com essa nova obra, que ainda não tem prazo oficial para ser iniciada.

  • Novo acesso a Taquara com rotatória e pista duplicada na Norte Sul
Novo acesso a Taquara será construído na Norte Sul. Foto: Arquivo Tempo Novo

Outro investimento, que está sendo avaliado em mais de 20 milhões, é a construção do novo acesso lateral a Taquara, através da avenida Norte Sul (sentido Barcelona). No local, será feita uma elipse (uma grande espécie de rotatória), além da duplicação da via que dá acesso à comunidade – a rua Samuel Meira Brasil.

Atualmente, a rua é de pista simples, com sentidos opostos. De acordo com o secretário Halpher, haverá uma nova interseção ao bairro. “Vai ser feita uma nova interseção, porque aquela interseção ali é um absurdo, um abuso, aquilo me incomodou desde quando assumi o cargo na gestão do prefeito Sergio Vidigal. A gente vai fazer um projeto com uma grande elipse no local, como se fosse uma grande rotatória, em forma oval”, disse.

O secretário ainda explicou melhor como a rotatória vai funcionar: “ali a gente vai conjugar todos os movimentos para quem quer entrar e sair de Taquara, ou ir para Barcelona ou para Laranjeiras. Ou quem estiver em Barcelona e Laranjeiras e quiser ir para Taquara. O projeto é muito bonito, tem um paisagismo bacana. É uma obra muito importante”, acrescentou.

O projeto ainda está em andamento, já que são necessários estudos para as desapropriações que serão feitas. “Essa obra, na minha opinião, é uma das, em questão de urgência, principais. Aquilo ali muda porque hoje temos uma reta pequena, pista simples, indo e voltando. O acesso vai ser mais ao sul e haverá pista duplicada”, finalizou Halpher.

  • Segunda Avenida em Carapina Grande
Atual avenida de Carapina Grande é cheia de problemas. Foto: Divulgação

Outro projeto que também deve ser anunciado pelo Município em breve é a construção da Segunda Avenida em Carapina Grande. A prefeitura ainda não detalhou muito sobre a obra, mas ela tem como objetivo atender uma antiga demanda da comunidade, que sofre com engarrafamentos e irregularidades.

  • Duplicação da Avenida Ártica em Cidade Continental
Avenida de Cidade Continental será duplicada. Foto: Divulgação

A Serra também vai iniciar em breve a duplicação da Avenida Ártica, em Cidade Continental. A via é importante para a região da cidade e contempla, inclusive, uma das portarias da ArcelorMittal Tubarão, a Norte. O valor do investimento e mais detalhes sobre o projeto ainda não foram divulgados, mas a intenção é promover uma valorização na região de Carapebus que faz parte da área litorânea sul da Serra.

Empréstimo de R$ 300 milhões

Prefeito vai solicitar empréstimo à Caixa. Foto: Gabriel Almeida

No último dia 26 de abril, foi sancionada pelo prefeito Sergio Vidigal a Lei nº 5.456 que autoriza a solicitação de empréstimo de R$ 300 milhões visando à execução de obras na Serra. Este é um requisito legal e obrigatório para que o prefeito consiga realizar a operação de crédito junto à Caixa econômica.

Até virar Lei, o projeto passou por uma longa tramitação na Câmara da Serra e há duas semanas foi aprovado por 17 votos favoráveis e 5 contrários. Na prática, com a sanção e publicação no Dio, Vidigal está liberado para ir ao banco requerer o empréstimo.

No escopo da Lei, o prefeito detalha que a operação de crédito será junto à Caixa Econômica Federal e os R$ 300 milhões serão divididos no limite do que determina o banco, que são pagamentos de R$ 100 milhões por ano durante os próximos três anos de mandato (2022, 2023 e 2024).

A operação de crédito ocorrerá por meio do FINISA, que é um programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público com processos de contratação e prestação de contas considerados ágeis e simplificados.

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