De tempo integral a escola militar: veja as propostas dos candidatos a prefeito para a educação da Serra

Compartilhe:
Candidatos a prefeito da Serra apresentam suas propostas para a Educação. Arte: Jornal Tempo Novo | Fotos: Divulgação
Candidatos a prefeito da Serra apresentam suas propostas para a Educação. Arte: Jornal Tempo Novo | Fotos: Divulgação

Apesar de ser a maior rede de ensino do Espírito Santo, a Serra ainda tem reclamações de quem precisa da educação pública. Entre elas, a qualidade do ensino ofertado e a falta de vagas em creches. Neste ano, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) também apontou que o Município sofreu uma significativa queda da Serra no ranking estadual da qualidade educacional de alfabetização. O Município não registrou nenhum aumento no índice das séries iniciais, pelo contrário, ficou estagnado, não conseguiu crescer juntamente com as outras cidades capixabas e desceu 10 colocações.

Diante deste cenário, candidatos a prefeito da Serra foram procurados pela reportagem do jornal TEMPO NOVO para falar sobre o tema e apresentar suas propostas para melhorar a qualidade da Educação ofertada pela prefeitura. O objetivo dos questionamentos enviados aos candidatos é facilitar a sua vida, já que você pode encontrar em um único espaço, as propostas de cada um deles.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

A reportagem definiu que a resposta deveria ser enviada em vídeo e o tempo máximo do conteúdo seria de dois minutos para cada candidato. Apesar de todos terem sido demandados, o empresário Ebinho, que disputa o comando da prefeitura pelo Partido Comunista do Brasil não retornou.

Vale lembrar que a Serra possui oito candidatos a prefeito da Serra. São eles: Alexandre Xambinho (PL), Bruno Lamas (PSB), Ebinho (PCdoB), Fábio Duarte (Rede), Gracimeri Gaviorno (PSC), Luciana Malini (PP), Sérgio Vidigal (PDT) e Vandinho Leite (PSDB).

Atualmente, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), a Serra possui 327.670 eleitores aptos para esta eleição. Esse número permite que a cidade tenha segundo turno, caso nenhum dos candidatos obtenha 50% dos votos válidos mais um.

Confira as respostas:

Alexandre Xambinho – PL (Número na urna 22)

Bruno Lamas – PSB (Número na urna 40)

Ebinho – PcdoB

OBS. O candidato pelo Partido Comunista Brasileiro, Ebinho, não respondeu a demanda sobre as propostas para ajudar a melhorar a educação da Serra. 

Fábio Duarte – Rede (Número na urna 18)

Gracimeri – PSC (Número na urna 20)

Luciana Malini – PP (Número na urna 11)

Sérgio Vidigal – PDT (Número na urna 12)

Vandinho Leite – PSDB – (Número na urna 45)

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também