Cultura, esporte e trabalho para reduzir violência entre jovens na Serra

Cultura, esporte e trabalho para reduzir violência entre jovens na Serra
A Semana da Juventude traz cultura, reflexão e esporte e marca o início da Agenda Municipal dedicada a políticas públicas para os jovens. (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de combater a violência contra os jovens no município e reduzir a vulnerabilidade social por meio de políticas públicas afirmativas, a Prefeitura da Serra lançou, na última sexta-feira (20), a Agenda Municipal da Juventude.

Além da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), outras 10 secretarias irão participar diretamente das ações com foco na área social. Cada pasta irá desenvolver pelo menos três ações voltadas a adolescentes e jovens de 15 a 29 anos.

Para a secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Serra, Lourência Riani, as atividades, do ponto de vista social, vão trazer resultados positivos para o município. “O fato de levar políticas públicas sociais e oportunidades aos jovens serranos é importante, pois os afastam da situação de exposição à violência, contribuindo para a redução desses índices”, afirmou.

Durante um período de doze meses, serão implementadas diversas ações direcionadas a jovens e adolescentes, como cursos para inserção no mercado de trabalho, palestras, oficinas, incentivo a práticas esportivas e atividades culturais.

Entre as primeiras ações da Agenda Municipal da Juventude está a elaboração de um levantamento com os números da violência entre jovens na Serra. Após um ano, ao fim das ações, uma medição será divulgada pelo comitê de gestores da juventude.

E para marcar a Semana Municipal da Juventude, que acontece até a próxima sexta-feira (27), diversas ações espalhadas pela cidade mobilizam os jovens. São intervenções artísticas, grafite, palestras, música e batalha de rimas e rap, como foi em Serra Sede, Jardim Carapina e Feu Rosa.

A programação continua nesta terça-feira, com Varal de Poesia no Cras-Cai de Jardim Carapina/Boa Vista, às 14h. Na quarta (25), tem a exibição do filme ‘A gente se vê ontem’, no Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo. Já na quinta-feira (27), a EEEFM Jacaraípe recebe o Papo Reto – ‘Gira sobre a juventude negra’, às 8h da manhã; e quem estiver no Residencial Ourimar I e II vai poder assistir às apresentações culturais e esportivas, numa parceria com o Projeto Kairós, da Rede Aica.

E para encerrar a semana dedicada à juventude serrana, o Parque da Cidade, em Laranjeiras, será palco do Encontro Estadual de Grêmios Estudantis, com a Roda de Conversa ‘Juventude, Cidadania e Participação’. Será na sexta-feira (27), às 9h da manhã.

Comentários