Crianças capixabas vão ser educadas sobre direitos e proteção animal em sala de aula

Compartilhe:
Serra escolas
As inscrições foram abertas nesta quarta-feira (16). Foto: Divulgação | Sedu
O projeto é do deputado estadual Vandinho Leite que também é presidente da CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais da Assembleia Legislativa. Foto: Divulgação/Acervo pessoal

As escolas estaduais poderão ter que incluir no programa curricular conteúdos que dizem respeito aos direitos e a proteção animal. Isto porque deve ser lido nos próximos dias na Assembleia Legislativa um projeto de lei, que se aprovado e sancionado pelo governador Renato Casagrande (PSB), passará a valer nas escolas administradas pelo Governo do Estado.

O projeto de autoria do deputado estadual Vandinho Leite (PSDB), diz que as instituições de ensino devem incluir os conteúdos de direito dos animais e proteção animal nos programas curriculares das escolas públicas estaduais, norteados pelo respeito ao meio-ambiente, à fauna, à flora e à biodiversidade. O projeto também diz que se aprovada a lei entrará em vigor no ano letivo subsequente ao ano de sua publicação.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Em sua justificativa, Vandinho, diz que o problema dos direitos dos animais e da proteção animal há tempos vem sendo discutido nas searas pública e privada, mas que, apenas modernamente vem ganhando status de discussão em fóruns científicos, filosóficos e pela comunidade civil organizada.

“Um dos pontos desta discussão é o ultrapassado e inumano pensamento de que os animais são seres irracionais e, portanto, não merecem terem resguardados os seus direitos como seres vivos. A respeito deste tema o filósofo moderno Tom Regan entende os animais como sujeitos-de-uma-vida, estes animais tem valor em si e não apenas como ferramenta do ser humano”, explica o deputado que é vice-presidente da CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais da Casa de Leis.

Vandinho disse ainda que a inclusão de conteúdos que falem sobre os animais nas escolas tem por objetivo orientar o comportamento da sociedade de uma forma mais humana e racional. “É por meio da educação que podemos construir melhores cidadãos para o futuro”.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também