Criação de peixes em lagoas do Estado pode ser proibida

Compartilhe:
Lagoa Juara. Foto: Arquivo TN Clarice Poltronieri

A criação de peixes com finalidade comercial em lagos e lagoas sob domínio do Estado do Espírito Santo pode ser proibida. A proposta consta no Projeto de Lei (PL) 432/2020, que tramita na Assembleia Legislativa (Ales).

Segundo o autor, deputado Marcos Garcia (PV), a proibição é necessária para que haja melhor análise dos impactos ambientais causados pela atividade. O parlamentar cita a morte de vários peixes nativos ocorrida este ano em uma lagoa situada no norte do Estado.

“Acredita-se que o acúmulo de matéria orgânica ali depositada foi a responsável pelo  desequilíbrio ambiental que vitimou vários peixes da lagoa. A referida matéria orgânica seria oriunda da criação de tilápias naquela lagoa”, diz o parlamentar na justificativa do projeto.

Se virar lei, a matéria prevê multa entre mil e 10 mil Valores de Referência do Tesouro Estadual (VRTEs) para quem for autuado por descumprimento da norma. Atualmente, isso equivale a valores que vão de R$ 3.508,00 a R$ 35 mil.

Tramitação

O PL 432/2020 deverá ser analisado pelas comissões de Justiça, Meio Ambiente e Finanças antes de ir à votação em Plenário.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também